Sem entrar em campo, Cuiabá sobe para elite do futebol brasileiro e faz história
Em três anos, o Cuiabá recolou Mato Grosso no cenário nacional do futebol. Há mais de 30 anos, o Estado não tinha nenhum representante na primeira divisão.
RDNews
O Cuiabá está confirmado na Séria A de 2021. Sem mesmo entrar em campo, o Dourado confirmou o acesso inédito em seus 19 anos de história. A vaga foi confirmada antecipadamente em virtude do tropeço do CSA diante do Brasil de Pelotas em 1 a 1 na noite desta sexta (22). A torcida do Auriverde comemora em peso ao redor da Arena Pantanal – palco do duelo de logo mais entre Cuiabá e Sampaio Corrêa pela penúltima rodada da Série B.
Em três anos, o Cuiabá recolou Mato Grosso no cenário nacional do futebol. Há mais de 30 anos, o Estado não tinha nenhum representante na primeira divisão. Em 2018, o clube conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro, quando fez boa campanha no início do campeonato, mas perdeu força no desenrolar da competição, o que resultou na permanência do clube na segundona.
Temporada histórica
A temporada 2020 foi histórica para o Dourado. O time teve um início brilhante na Série B, ficando dentro do G-4 por várias rodadas. Além da segundona, o clube teve sua melhor participação na Copa do Brasil, quando chegou até às quartas de final do torneio nacional. O Auriverde foi eliminado pelo Grêmio, após perder os dois jogos no placar 2 a 0.
Nesse meio tempo, Cuiabá foi surpreendido com a saída do técnico Chamusca, que preferiu deixar o comando do time mato-grossense para comandar o Fortaleza. Chamusca foi demitido do Leão no início do mês, quando não teve um bom aproveitamento no clube cearense. O técnico foi bombardeado pelos torcedores auriverdes, após abandonar o Cuiabá.
Após saída a saída do treinador, o Dourado viveu dias difíceis na Série B, quando viu as chances de acesso diminuírem por conta de uma sequência ruim no campeonato. O Douradão, assim como vários outros times do Brasil, também enfrentou surtos de Covid-19, quando chegou a ter pelo menos 13 jogadores infectados pela doença. Mesmo com tantos problemas, hoje o Cuiabá finalmente comemora a tão sonhada vaga à elite do futebol brasileiro.
Aproveitamento
Allan Aal já comandou o Cuiabá em 16 jogos oficiais, com sete vitórias, três empates e seis derrotas, com aproveitamento de 50% dos pontos conquistados. Na Série B, o Dourado soma 36 jogos, com 17 vitórias, dez empates e nove derrotas. São 46 gols marcados e 33 sofridos. O Auriverde é o melhor mandante da segunda divisão. Vale lembrar que o Cuiabá é um clube-empresa, que foi adquirido pela família Dresch em 2009.
Festa com aglomeração
Torcedores do Cuiabá se reuniram em volta do estádio horas antes da partida para recepcionar os jogadores na Arena Pantanal. Por meio de imagens e vídeos circulados nas redes sociais, foi possível ver muitas pessoas sem máscaras de proteção facial, mesmo em meio ao avanço da pandemia na Capital mato-grossense.
Cuiabá entra em campo logo mais às 21h30 (de Brasília) quando recebe o Sampaio Corrêa na Arena Pantanal. O duelo terá transmissão pelos canais do SporTV e Premiere. o Dourado ocupa a 3ª colocação da tabela, com 61 pontos, enquanto a Bolívia Querida está na 7ª posição, com 51 pontos até então.