Política

Com apenas 1 voto contrário, Botelho é eleito presidente da AL pela 4ª vez

Apenas um voto "rebelde" quebrou a hegemonia da chapa encabeçada por Botelho.

Gabriel Rodrigues e Patrícia Sanches | RDNews

Os deputados estaduais recém-empossados elegeram, nesta quarta-feira (1º de fevereiro), a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio de 2023/2024. Com 23 votos favoráveis e apenas 1 voto contrário, Eduardo Botelho (UB) foi eleito para o quarto mandato como presidente do Parlamento (2017/2019 – 2019/2020 – 2021/2022 – 2023/2024).  A votação é secreta.

“Considero unanimidade. Acho que essa pessoa que votou contra mim errou”, disse Botelho em discurso, minutos após a eleição. Dos sete cargos da diretoria, houve mudança em apenas dois dos que já comandam o Parlamento. A partir de agora, o deputado reeleito Gilberto Cattani passa a ser o terceiro-secretário no lugar de Claudinei Lopes, que não se reelegeu. Já Valmir Moreto (Republicanos) ficou na quarta-secretaria, vaga antes ocupada por Paulo Araújo (PP) – veja composição da diretoria.

Na última sexta-feira (27), houve o recuo por parte do primeiro-secretário, deputado Max Russi (PSB), que tentava articular candidatura própria ao comando da Assembleia em um projeto de “oposição” a Botelho. No fim, ambos decidiram manter o histórico chapa única e harmônica.

Os cargos foram definidos por partidos que tinham mais de 2 parlamentares eleitos, formando-se assim a  “a chapa do consenso”, que, segundo Botelho, tinha a “benção” dos 24 deputados. Hoje, entretanto, um “voto rebelde” foi registrado.

Mesa Diretora

Eduardo Botelho (União Brasil) – presidente
Janaina Riva (MDB) – 1ª vice-presidente
Wilson Santos (PSD) – 2º vice-presidente
Max Russi (PSB) – 1º secretário
Valdir Barranco (PT) – 2º secretário
Gilberto Cattani (PL) – 3º secretário
Valmir Moretto (Republicanos) – 4º secretário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo