Política

24 são empossados para 20ª legislatura na AL: “Sem polarização e com harmonia”

Cerimônia aconteceu no teatro Zulmira Canavarros nesta quarta e marca início da nova legislatura.

Gabriel Rodrigues e Patrícia Sanches | RDNews

Os 24 deputados estaduais eleitos /ou reeleitos tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º de fevereiro), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá. A cerimônia ocorreu sob a direção do deputado estadual Sebastião Resende, o parlamentar com mais mandatos (assume o 6º consecutivo).

Sebastião, ao discursar em nome dos 24 deputados, pregou o fim da polarização política, que gerou um caos no país: “Esse Parlamento é responsável pela estabilidade política, agindo como um catalizador de tendências e ideologias diversas, para arrefecer a onda de polarização política. O momento é de unidade”, disse.

O deputado destacou ainda que Mato Grosso possui força pujante no agronegócio e defendeu a abertura de novas frentes para alavancar ainda mais a economia. O representante da ala evangélica cobrou que o governador Mauro Mendes (UB) invista na construção de casa populares, visando dar dignidade aos cidadãos que não possuem moradia.

“Não tenho dúvida que essa legislatura será marcada pelos bom serviços parlamentares, os resultados devem chegar na ponta para a população […] precisamos trabalhar junto ao Executivo para a construção de moradias populares […] o estado avança em vária frentes como no agronegócio, mas temos que abrir em novas frentes”, frisou o deputado.

Na corrida eleitoral do ano passado, o Parlamento apresentou baixa renovação. Das 24 cadeiras, 18 seguem ocupadas por reeleitos e há apenas seis novatos – entre eles está o ex-governador, ex-senador e ex-federal Júlio Campos que nunca havia atuado como deputado estadual.

Arte: Rodinei Crescêncio

Quadro deputados estaduais posse

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), que é a única mulher do Parlamento, foi a mais bem votada para a 20ª legislatura, com mais de 82 mil votos. A vantagem sobre o segundo colocado, Max Russi (PSB), foi de 12 mil votos.

Entre as autoridades presentes estão o governador Mauro Mendes (União Brasil); Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli; Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga; Secretários estaduais e líderes evangélicos. Amigos e familiares também acompanharam a solenidade.

O governador Mauro, em discurso, parabenizou os deputados empossados e agradeceu os que ajudaram o governo, mas que não conseguiram se reeleger. O chefe do Executivo destacou ainda que cada parlamentar eleito representa uma região do estado e deve cumprir a função no Legislativo de forma competente.

“Cada um se elegeu representando uma parte de Mato Grosso. Espero que cada um de forma exitosa, cumpra com os compromissos. Cumprir acima de tudo, com o grande e relevante papel que essa casa possui no estado. Compete à ALMT fiscalizar”, disse ele.

Deputados empossados

Nesta quarta foram empossados: Janaina Riva (MDB), Max Russi (PSB), Eduardo Botelho (União), Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Gilberto Cattani (PL), Dilmar Dal Bosco (União), Sebastião Rezende (União), Júlio Campos (União), Thiago Silva (MDB), Faissal Calil (Cidadania), Fábio José Tardin – Fabinho (PSB), Valdir Barranco (PT), Carlos Avallone (PSDB), Alberto Machado – Beto Dois a Um (PSB), Claudio Ferreira (PTB), Diego Guimarães (Republicanos), José Eugênio de Paiva – Dr. Eugênio (PSB), Valmir Moretto (Republicanos), João José de Matos – Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSD), Elizeu Nascimento (PL) e Lídio Barbosa – Juca do Guaraná Filho (MDB) – veja quadro acima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo