Polícia

Cão farejador de MT morre em serviço de busca e resgate de vítimas em tragédia em RS

Thayron já havia sido enviado para ajudar em outras duas buscas por tragédias, em Brumadinho (MG) e em Petropólis (RJ).

 Victória Oliveira, g1 MT

Morreu nesta sexta-feira (22) o cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Thayron, de 5 anos, que estava ajudando a encontrar sobreviventes nas cidades gaúchas afetadas pelo ciclone extratropical. Thayron foi enviado ao Rio Grande do Sul, na semana passada, junto com as cadelas Maya e Bela para intensificar as operações de buscas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros lamentou o ocorrido e afirmou que o cão morreu enquanto estava em serviço, mas não informou a causa específica da morte.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamenta profundamente a sua partida e deixa aqui a sua homenagem a este ser que dedicou sua vida a nobre missão de salvar. Seu espírito corajoso e dedicação incansável sempre estarão presentes em nossos corações”, diz.

Segundo o CBMMT, os outros dois cães enviados na missão estão bem.

Thayron era da raça labrador e possuía certificados de nível nacional. Ele tinha como tutor o subtenente Tavares.

O cão também já havia sido enviado para ajudar em outras duas buscas por tragédias, sendo em 2019 para auxiliar nos resgastes de Brumadinho (MG), onde 270 pessoas morreram, e em fevereiro de 2022 em busca de vítimas pelo desastre de Petropólis (RJ), onde 178 pessoas foram vitimizadas.

Confira as certificações do animal

Rural

Odor Específico

Venteio Vivo

Venteio RM

RM Subaquático

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

O fenômeno se formou na noite do dia 4 de setembro. Os estragos da virada no tempo começaram a ser vistos ainda durante o dia, em mais de 50 cidades que registram fortes rajadas de ventos, aumento do nível dos rios e pessoas desabrigadas. No primeiro dia da tragédia, foi confirmado que seis pessoas morreram.

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que já provocou chuvas intensas, e se deslocou em direção ao oceano, ganhando intensidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo