Cidades

Violência em pauta: dois a cada três brasileiros já presenciaram mulher sendo vítima de violência

Laura Meireles | Assessoria-TJMT
Segundo dados do Fórum de Segurança Pública, dois a cada três brasileiros já presenciaram uma mulher sendo agredida fisicamente ou sofrendo violência verbal. Os números alarmantes são abordados durante a terceira semana da campanha de enfrentamento à violência da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Na peça publicitária que já está disponível no Instagram do TJMT (@tjmtoficial), as pessoas são sensibilizadas a compreender que a violência não é um problema individual e sim, coletivo. Além disso, os níveis e tipos de violência são expostos para promover a conscientização de que toda agressão pode, potencialmente, evoluir para o feminicídio.
“O Ciclo da Violência é uma ferramenta pedagógica muito importante para que todos nós possamos visualizar quais são as fases da violência e compreender que ela funciona como um sistema circular. Primeiro, há o aumento da tensão, onde ameaças, calúnia, difamação e injúrias são proferidas pelo agressor, fazendo com que a vítima se sinta em situação constante de perigo. Depois, o ataque violento onde há maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, morais ou patrimoniais que vão escalando a sua frequência e intensidade. Por fim, há a lua de mel, onde o agressor envolve a vítima com carinho e atenção e promete mudar, mas a gente sabe que isso não se concretiza”, explicou a coordenadora do Cemulher-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
No Portal da Cemulher-MT você tem acesso a todas as ações e iniciativas do órgão que atua há 11 anos no enfrentamento da violência doméstica e familiar, e também participa ativamente na articulação com órgãos governamentais e entes não-governamentais municipais, estaduais e nacionais para ampliar os esforços no enfrentamento e prevenção à violência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo