O Teatro Municipal Dr. Átila Costa, localizado no bairro Nova São Pedro e referência na Região dos Lagos, está passando por reformas. As intervenções no espaço cultural compreendem melhorias no ambiente interno e externo, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. Além da reforma geral das instalações elétricas, a obra inclui troca de revestimento, pintura, esquadrias e, na área do estacionamento, drenagem e pavimentação.
A obra é fruto de um contrato de repasse celebrado entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Ministério do Turismo, com interveniência da Caixa Econômica Federal, em um investimento total de R$ 734.859,45, sendo R$ 189.780,65 de contrapartida municipal.
Apoio federal
A obra de reforma está vinculada ao Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) voltado ao desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, principalmente por meio de adequação da infraestrutura. Os recursos da obra, disponibilizados via Sistema de Convênios (Siconv), são provenientes da programação orçamentária do MTur.
O prefeito Cláudio Chumbinho destaca que a reforma do Teatro é um projeto antigo que foi iniciado em abril de 2017 com o cadastramento da proposta no Siconv. “Desde 2017, buscamos essa parceria com o Governo Federal. O contrato de repasse foi assinado em 29 de dezembro de 2017 e, a partir daí, teve início a fase de aprovação do projeto de engenharia, que só terminou em julho do ano passado. Essa é mais uma conquista para a cultura do nosso município”, disse.
De acordo com a secretária municipal de Gestão Estratégica e Projetos, Silvana Pires, 37,5% do valor total da obra é dedicado exclusivamente à reforma das instalações elétricas, uma antiga necessidade do Teatro. “A parte elétrica é uma das prioridades do projeto e vai trazer mais segurança para os funcionários e usuários. O Teatro Municipal é uma referência na Região dos Lagos, sempre foi muito atuante e, consequentemente, existia uma degradação natural. Mediante a necessidade de melhoria da sua infraestrutura, buscamos o recurso financeiro e conseguimos a aprovação do projeto proposto junto ao Sistema de Convênios do Governo Federal”, explicou.
Renovação do espaço
Fundamental para o conforto térmico e acústico, o revestimento do interior do prédio será totalmente renovado, com troca de todo o carpete. O projeto também contempla a construção de uma rampa de acesso ao palco. Na área externa, o estacionamento vai ganhar calçamento com piso intertravado, demarcação de vagas para os veículos, bem como melhorias na iluminação e no aspecto paisagístico em todo o entorno. A obra tem previsão de entrega para o final do ano.