Sema participa de mutirão de limpeza do Rio Tapirapé em Porto Alegre do Norte
Foram retirados sacolas plásticas, garrafas pet, tampinhas de garrafas, latas, pneus, peças de veículos, peças de fogão e móveis.
Suzana Ataide | Assessoria
Equipe da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Confresa, participou do mutirão de limpeza do Rio Tapirapé no município de Porto Alegre do Norte. A ação retirou aproximadamente 400 kg de volume de lixo nas margens e no leito do rio.
Diretor da Regional de Confresa, Edivaldo Soares Silva, destaca a necessidade de ações do tipo serem realizadas de forma constante. “Água é vida. É necessário cuidar dos mananciais para não ocorrer um descontrole na fauna”.
Edvaldo alertou sobre os problemas ocasionados pelo desrespeito com o meio ambiente aos rios, como o assoreamento, o despejo de matéria orgânica e dejetos para o seu leito e impossibilidade de navegação em período de seca.
A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre do Norte e teve o apoio da prefeitura da cidade, voluntários, Corpo de Bombeiros, Associação dos Pescadores, Secretaria de Obras e Viações Públicas, Secretaria Municipal de Turismo, empresários da região, Câmara de Vereadores e Polícia Militar.
“A ação foi um sucesso e criou vínculos com a população e instituições parceiras. Foi importante para conscientizar a população e cada um fazer a sua parte para preservar o meio ambiente”, ressaltou Francielly Soares, secretária de Meio Ambiente do município.
Dentre os resíduos retirados do Rio Tapirapé havia sacolas plásticas, garrafas pet, tampinhas de garrafas, latas, pneus, peças de veículos, peças de fogão e móveis.