Cidades

Secretário Stéphano Carmo entrega certificados e divulga cursos profissionalizantes na região do Araguaia

Mato Grosso vive um boom de desenvolvimento e a região vem se transformando na nova fronteira agrícola do Estado.

Da redação/Rede da Notícia

O secretário Adjunto de Educação Profissional e Ensino Superior, Stéphano Benevides do Carmo, está percorrendo a região do Vale do Araguaia para a entrega de certificados e divulgação do maior programa de cursos profissionalizantes de Mato Grosso, lançado pelo governador Mauro Mendes.  A visita começou na segunda-feira (7), em Nova Xavantina; terça (8), em Água Boa e Canarana, e quarta (9), em Porto Alegre do Norte e Confresa.

Segundo o secretário, além de entregar certificados dos cursos técnicos promovidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), a visita serviu também para estreitar o relacionamento com os prefeitos da região e apresentar o leque de cursos que são ofertados pelo Governo do Estado.

“Mato Grosso vive um boom de desenvolvimento e a região vem se transformando na nova fronteira agrícola do Estado e existe essa preocupação da Secretaria com a formação profissional dessa mão de obra. Quando você aquece a economia, você precisa de pessoas mais qualificadas para atuar no mercado de trabalho e esse tem sido o trabalho desenvolvido”, disse Stéphano.

O secretário afirma que mesmo no período da pandemia, os cursos continuarão sendo ofertados na modalidade EAD para a formação de centenas de pessoas. “Por onde passamos, Nova Xavantina, água Boa, Canarana, Porto Alegre e Confresa, entregamos os certificados e firmamos novas parcerias, como foi o caso de Água Boa, onde o Estado está construindo uma Escola Técnica, e em Porto Alegre, onde visitamos uma Escola Campo para a entrega de certificados dos cursos de técnicos em agricultura e agropecuária”, reforçou.

Para o segundo semestre, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará ofertando 660 vagas para novos cursos em 27 municípios atendendo 44 turmas no Sistema Penitenciário do Estado, como aplicador de revestimento cerâmico, cabeleireiro, confeiteiro, costureiro de máquina reta e overloque, eletricista instalador predial de baixa tensão, horticultor orgânico, jardineiro, maquiador, mecânico de refrigeração e climatização residencial, padeiro, pedreiro de alvenaria estrutural, pintor de obras imobiliárias e serígrafo.

Além desses cursos, Stephano informou que serão ofertadas 270 vagas ao curso de técnico em agropecuária nos municípios de Aripuanã, Colniza, Peixoto de Azevedo, Querência, Paranatinga, Mirassol d’Oeste, Pontes e Lacerda, Alto Boa Vista e Campos de Júlio.

“Nesta quinta (10), estarei em Vila Rica e na próxima semana, em general Carneiro e Novo São Joaquim, levando nessas propostas. É o estado trabalhando na inclusão social por meio do ensino profissionalizantes”, destacou Stéphano, reafirmando o compromisso do governador com a qualificação do mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo