Primeira-dama de MT anuncia projeto de Agricultura Familiar para fortalecer comunidades indígenas e recebe homenagem de mulheres Xavantes
A região compreende 192 aldeias e é considerada a maior população indígena, com mais de 9 mil pessoas.
Vânia Neves | Unaf
Nesta sexta-feira (27.09), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, esteve no município de Campinápolis, reunida com caciques de diferentes aldeias da etnia Xavante. Na ocasião, a comunidade indígena foi informada de que um projeto específico de agricultura familiar para atender as aldeias está sendo elaborado.
Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi; a deputada federal Gisela Simona; a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho; e o superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos.
De acordo com o superintendente Agnaldo Santos, a secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), EMPAER e Superintendência de Assuntos Indígenas, sob a gestão da Setasc estão produzindo o projeto que será denominado “Alimentos da Terra – SER Família Indígena”, com o objetivo de auxiliar e capacitar a comunidade das aldeias no cultivo de alimentos.
“Assim que o projeto for concluído iremos nos reunir novamente para o lançamento. Inicialmente 40 aldeias da região de Campinápolis terão acesso ao projeto piloto. A área total será de 5 ha, mas vamos começar com 2 ha com a capacitação”, explicou Agnaldo.
Virginia Mendes destacou os esforços do Governo do Governo do Estado para que a população seja atendida.
“Esse Governo tem atendido todos os municípios, e os gestores municipais que estão administrando os recursos com responsabilidade têm feito um bom trabalho. Talvez os povos indígenas nunca tenham sido tão respeitados e atendidos como neste governo, e queremos trabalhar muito mais”, afirmou Virginia Mendes.
Virginia também falou sobre o projeto Alimentos da Terra – SER Família Indígena: “Esse projeto será um divisor de águas. Tenho certeza de que os povos indígenas irão aproveitar a produção tanto para o consumo quanto para a renda familiar”, destacou.
“Eu tenho uma alma indígena, me sinto em casa aqui. Gratidão por todo carinho. Agradeço o meu amigo e parceiro do social, deputado Máxi Russi por estar sempre ao meu lado, a secretária Grasi que me ajudou a tirar todos os projetos do papel, a minha querida amiga, deputada federal Gisela Simona por toda sua dedicação e apoio”, agradeceu a primeira-dama de MT.
Samira Tsibodowapre, juntamente com um grupo de mulheres indígenas Xavantes, fez uma homenagem em reconhecimento à dedicação e luta da primeira-dama Virginia Mendes.
“Nossa madrinha, Virginia Mendes, cuida do seu povo, e nós sabemos da sua luta por todos os indígenas”, afirmou Samira.
Max Russi ressaltou o diferencial das ações lideradas pela primeira-dama do Estado para os povos indígenas: “Ela realmente se dedica a todos os projetos de corpo e alma, e todas as ações que ela desenvolve com o SER Família, que atende mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e povos indígenas, foram pensadas e idealizadas por ela para que a população tivesse mais oportunidades e qualidade de vida.”
A região compreende 192 aldeias e é considerada a maior população indígena, com mais de 9 mil pessoas. Atualmente, 162 aldeias são assistidas pelo programa SER Família Indígena; as demais estão passando por triagem e, em breve, serão atendidas com todo o suporte que o programa tem oferecido às outras aldeias.