Prefeitura de Barra do Garças adota quarentena para idosos e comércio escalonado
Decreto municipal traz medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 no município
Andrezza Dias/Semana7
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), assinou nesta sexta-feira (26) um decreto municipal contendo medidas restritivas para frear a disseminação da Covid-19 no município. O documento traz determinações alinhadas com o decreto nº 874 do Governo do Estado publicado ontem (25). De acordo com a classificação de risco de contágio ‘alto’, entre as medidas determinadas na cidade está a quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e demais grupos de risco.
De segunda à sexta, há permissão de todas as atividades econômicas das 5h às 20h (horário local). Aos sábados e domingos, a permissão será até o meio-dia. Apenas supermercados podem funcionar até às 20h nos sábados. Já os restaurantes (inclusive os localizados no shopping), aos sábados e domingos até às 14 horas. Todos os estabelecimentos devem continuar respeitando as medidas de segurança como uso de máscara, limitação de 50% da capacidade máxima do local.
Estas restrições de horários para funcionamento não se aplicam as farmácias, serviços de saúde, hospedagem, imprensa, transporte coletivo, transporte remunerado de passageiros, funerárias, postos de combustíveis (exceto conveniências), atividades de colheita e armazenamento de alimentos e grãos, vigilância e segurança privada, serviços de fornecimento de água, energia e telefonia, coleta de lixo.
O consumo de bebida alcoólica nos locais de venda, ainda que dentro dos horários permitidos para funcionamento dos estabelecimentos pelo decreto também está proibido.
Serviços de entrega (delivery) estão autorizados até as 23h59 no horário local, inclusive aos sábados e domingos. No entanto, a modalidade de retirar o produto no local (drive thru e take away) está permitida somente até as 20h45.
Ainda conforme determina o Estado, o município acolheu a decisão de fazer escalonamento do horário do comércio, onde cada segmento deve seguir a sua janela específica de horário para funcionamento.
Até ontem (25), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de Covid-19, públicos e privados, em Barra do Garças estava em 100% e três pessoas aguardavam na fila de espera por um leito.