Polícia Civil desarticula quadrilha que furtava propriedades rurais em Nova Xavantina
A ação resultou também na apreensão de drogas e uma arma de fogo.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Três mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa foram cumpridos pela Polícia Civil de Nova Xavantina (MT), na quinta-feira (4), na operação “Pa Safra II”, deflagrada em continuidade das diligências investigativas.
Os suspeitos, 41 anos e dois de 20 anos, são investigados pela prática de crimes de roubo cometidos em propriedades na zona rural do município. A ação resultou também na apreensão de drogas e uma arma de fogo.
Durante investigação continuada para elucidar várias ocorrências de roubos e furtos na região, os policiais civis identificaram dois irmãos, os quais já presos pela Polícia Civil no ano de 2020, bem como a participação de outros três suspeitos.
Conforme apurado, os roubos eram cometidos pelo grupo que agia com extrema violência e graves ameaças contra as vítimas. Em um dos crimes, a vítima teve o seu cabelo cortado com uma faca quando tentava se defender, além de um idoso quase ter perdido as duas mãos, por falta de circulação sanguínea em razão de ter ficado mais de 15 horas amarrado.
Após a prisão dos irmãos e identificação dos outros três envolvidos com evidências de autorias, o delegado de polícia de Nova Xavantina, Raphael Diniz Garcia, representou pelo pedido de prisão preventiva dos suspeitos, expedidos pelo Poder Judiciário.
No momento da prisão os investigadores localizaram na casa de um dos presos, no bairro Barro Vermelho, uma arma de fogo (tipo garrucha) calibre 22, e duas porções de maconha. Diante do flagrante, além da prisão por mandado o suspeito foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Após cumprimento das ordens judiciais e confecção dos autos de flagrante, os três presos foram levados para o Presídio Major Zuzi Alves da Silva, na cidade de Água Boa, onde permanecerão à disposição da Justiça.