Economia

Pequeno produtor de Barra do Garças investe na comercialização de mudas de pequi

Ao todo, Gilson já comercializou mais de 80 mil mudas e mais de 15 toneladas do fruto.

Da Secom-BG

Com o programa de Assistência Técnica, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realiza acompanhamentos gratuitos de profissionais como engenheiros agrônomos, de alimentos, técnicos agrícolas e veterinários com diversos pequenos produtores do município da agricultura familiar. Um dos produtores atendidos pelo programa é o Gilson F. Gonçalves, do sítio Boa Sorte, localizada no bairro Jardim Palmares.

Gilson Gonçalves, trabalha com a comercialização do tradicional fruto de pequi desde 2015, e já vendeu mais de 15 toneladas de pequi, no atacado, para diversas cidades mato-grossenses e para Goiânia (GO). Após enviado para Goiânia, de acordo com Gilson, o alimento era distribuído para outros estados, por exemplo, Minas Gerais (MG).

O trabalho com a comercialização de mudas foi iniciado em 2008, mas, somente em 2023, o pequeno produtor resolveu investir apenas na comercialização de mudas do fruto, a fim de ter um total aproveitamento e garantir alta produtividade do pequi em diversas cidades. “Sem o pequizeiro nós não temos o fruto, e às vezes as pessoas esquecem o quão importante é manter essas árvores. Por isso, estamos investindo na produção de mudas para atender os produtores e até mesmo quem deseja iniciar o plantio”, contou Gilson.

Ainda segundo o produtor, alguns frutos foram embalados e vendidos no mercado interno de Barra do Garças, mas os demais foram destinados para a produção de mudas. “Aqui nós temos pés de pequis até a 5ª geração de desenvolvimento, e vamos seguir com esse trabalho para conseguir outras gerações”, comentou.

Atualmente a propriedade de Gilson conta com mais de 2 mil pequizeiros, e ao todo, já comercializou mais de 80 mil mudas das árvores que produzem o tradicional pequi, que faz parte da gastronomia de diversos lugares. No local, há uma enorme variedade do fruto, têm-se pequi com e sem espinho, pequi branco, pequi goiano, pequi do Xingu, entre outras.

Ainda segundo o produtor, as mudas estão espalhadas por toda região, incluindo Pontal do Araguaia e Torixoréu e este trabalho reflete também na Assistência Técnica que tem recebido em sua propriedade. “Antes tínhamos pouco conhecimento sobre essa espécie. Estamos evoluindo aos poucos e com a ajuda da Prefeitura estamos percebendo maneiras de melhorar e aumentar a minha produtividade. A assistência recebida tem sido essencial para garantir um fruto de qualidade, e agora, mudas adequadas para comercialização”, finalizou.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo