Papa Francisco nomeia novo Bispo para a Diocese de Barra do Garças
Nesta quarta-feira (18), Francisco aceitou a renúncia da diocese de Barra do Garças, no Mato Grosso, apresentada por dom Protógenes Jose Luft, nomeando o Pe. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como novo bispo do governo pastoral local.
Andressa Collet – Vatican News
O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Barra do Garças, leste do Mato Grosso, apresentada por dom Protógenes Jose Luft. Nesta quarta-feira (18), o Pontífice também nomeou o novo bispo para a diocese, o Pe. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos, atual administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, em São Paulo, e assessor de Relações Institucionais e Governamentais na sede da CNBB, em Brasília (2016-2023). Ele será o terceiro bispo daquela diocese que atende uma população de mais de 150 mil habitantes.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já enviou mensagem de agradecimento a dom Protógenes e uma saudação ao novo bispo, rogando “a Deus que o ilumine no seu ministério episcopal, contribuindo para que as vocações sejam sempre mais frutíferas nos diversos ministérios e serviços da Igreja. Também rogamos para que sejas fortalecido na missão de levar adiante as palavras do Papa Francisco e de ser um instrumento de edificação de uma Igreja cada vez mais sinodal”.
A biografia do novo bispo
Padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.
Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.
Em 20 de março de 2004, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário.
Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).
De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).
Vou rezar por ele :
assumirá a uma Diocese inóspita e inoperante.
Os dois bispos anteriores foram um desastre Eclesiológico e Teológico.