Outubro Rosa vai além de exames de rotina na prevenção de cânceres de mama e colo de útero
Secretaria de Saúde de Pontal do Araguaia trabalha na melhoria da qualidade de vida como prevenção às doenças.
Como parte das ações durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e luta contra câncer de mama e de colo de útero, a Prefeitura de Pontal do Araguaia, mais precisamente através dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, com o apoio das demais secretarias, realizou durante o mês atividades pontuais conforme a temática.
Eventos foram realizados com o intuito de reforçar as ações de prevenção e combate à doença, principal causa de mortes de mulheres no Brasil. De acordo com a secretária de saúde, Clênia Monteiro, o diagnóstico muitas vezes começa no lar, quando o paciente decide sobre a importância de cuidar-se.
“O SUS oferece assistência integral, do diagnóstico, ao acolhimento e cuidado para mulheres, ao tratamento do câncer de mama e de colo de útero. É importante ressaltar que o autoexame é fundamental, porém acompanhar com médicos periodicamente, realizar mamografia e preventivo, torna as chances de cura muito maiores em casos positivos para a doença”, explica Clênia.
Foram realizadas consultas médicas e de enfermagem, exames clínicos das mamas, coletas de preventivo do colo do útero e dia D com palestras, café da manhã e sorteio de brindes. Foram realizadas também palestras educativas sobre o autoexame das mamas nos assentamentos de nosso município.
“Lembrando que o mês de outubro é apenas um momento para focarmos neste tema, porém os cuidados devem ser contínuos em todos os meses do ano. Nossas Unidades de Saúde estão abertas para acolherem essas mulheres através de consultas e orientações com nossa equipe de saúde todos os dias, e havendo necessidade de encaminhamento para exame especializado (mamografia) damos continuidade nesse acompanhamento”, ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Jackiele Borges Souza.
O diagnóstico precoce salva vidas e aumenta significativamente as chances de cura, porém é necessário outras ações de prevenção, tais como realizar atividades físicas, amamentar, controlar o peso corporal e não consumir bebidas alcoólicas são medidas básicas que, a Secretaria de Saúde tem trabalhado constantemente.
Assessoria – Pontal do Araguaia