Nova onda de calor deixa temperatura acima de 40°C em MT até sexta-feira; Barra deve bater os 43°C
Apesar de chance de chuva, municípios devem registrar até 43°C nesta semana.
Geovanna A. Torquato | RDNews
A onda de calor da última semana deve continuar até a próxima sexta-feira (17). De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), toda a extensão de Mato Grosso está sob alerta de grande perigo, com temperaturas que podem aumentar em até 5°C pelos próximos dias.
Até o último domingo (12), o Inmet registrou Cuiabá como a segunda capital mais quente, com 39,6°C, ficando atrás do Rio de Janeiro, que bateu 40,2°C.
A partir do feirado da Proclamação da República, na próxima quarta-feira (15), as máximas na Capital devem oscilar entre 41°C e 42°C até o fim da onda de calor. Apesar disso, existe a probabilidade de chuvas isoladas com início na tarde desta terça-feira (14).
Em Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá), no Norte do Estado, o calor fica mais puxado. A máxima da semana no município pode alcançar os 43°C, mas sem previsão de chuvas.
No Vale do Araguaia, o município Barra do Garças também deve bater os 43°C com clima abafado. A chande é de que chova a partir de quinta-feira (16).
Cuidados
Nos casos de calor extremo, como as contínuas ondas de calor, a Defesa Civil recomenda a ingestão de bastante líquido, como também evitar exposição ao sol nas horas mais quentes. Além disso, recomenda que não se pratique exercícios físicos nos horários mais secos.