MT tem 109 cidades em alerta de chuvas intensas, mas calor predomina
Temperatura pode chegar a 40° C em algumas cidades. Cuiabá e VG não estão na lista de alerta de chuva.
Willian Ramos | RDNews
O“calorão” não deve dar trégua em todo o estado neste final de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas devem chegar a 40°c e umidade do ar ficar em 25% em algumas cidades. Apesar disso, o instituto emitiu um alerta para 109 municípios sobre o risco de chuvas intensas e ventos que podem chegar a 60 km/h.
Entre as cidades com alerta de chuva estão Alta Floresta, Barra Do Garças, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Sinop, Sorriso Rondonópolis e Primavera do Leste. Já Cuiabá e Várzea Grande não constam na lista. O risco de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas são baixos. No entanto, o Inmet recomenda alguns cuidados, como não buscar abrigo em baixo de árvores e retirar aparelhos eletrônicos da tomada.
Na Capital a temperatura deve se manter em 39°C na sexta-feira (1) e sábado (2), mas a máxima, no domingo (3), deve ser de 40°C. A mínima deve ficar em 27°C. A umidade relativa do ar pode chegar a 20%, sendo recomendada a ingestão de líquidos e não se expor ao sol nos horários mais quentes.
Em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), termômetros podem marcar até 39°C, enquanto a mínima deve ser de 23°C. O céu deve permanecer nublado e há o risco de pancadas de chuvas isoladas.
No nortão, em Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá), os termômetros devem registrar altas temperaturas e tempo seco. A temperatura máxima deverá ser de 39°C e a mínima de 23°C, já umidade relativa do ar poderá chegar a 15%.
No Oeste, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), a temperatura máxima fica na casa dos 40°C e a mínima em 25°C. O céu deve ter muitas nuvens, mas sem a possibilidade de chuvas.