Cidades

MT registra 1ª morte por varíola dos macacos; vítima é de Campo Verde

Homem de 27 anos apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença.

Kethlyn Moraes | RDNews 

Mato Grosso registrou a primeira morte por Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o óbito nesta quarta-feira (10). A vítima foi um homem de 27 anos, morador de Campo Verde (MT).

O paciente confirmou o diagnóstico de Monkeypox no dia 5 de setembro deste ano, e foi transferido para o Hospital Universitário Júlio Muller no dia 21 de setembro. Segundo a SES, o paciente apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença.

Até terça-feira (08), o estado confirmou 114 casos de Monkeypox e investiga 10 casos suspeitos.

As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.

Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes apresentam início súbito de lesão em mucosas ou erupção cutânea aguda, sugestiva para Monkeypox única ou múltipla, em qualquer parte do corpo.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo