Outras

Ministério Público Federal investiga invasão de terra indígena na região do Araguaia

Segundo informações, a terra estaria sendo disputada entre grupos de uma mesma família, que vivem em aldeias diferentes.

Procuradora da República Nathália Geraldo Di Santo converteu um procedimento em inquérito civil para apurar a invasão de uma terra indígena na região de Luciara (MT), que já estaria perdurando há mais de 10 anos. Apuração foi publicada em portaria publicada no Diário do Ministério Público Federal de quinta-feira (20).

Representante do MPF considerou o esgotamento do prazo do procedimento preparatório e a complexidade para a solução da questão. Ela também reforçou que cabe ao MPF a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Segundo informações, a terra estaria sendo disputada entre grupos de uma mesma família, que vivem em aldeias diferentes. Boletins de ocorrências já foram registrados pelos envolvidos. O MPF ainda requereu apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) para delimitar a área.

“Resolve instaurar, a partir do Procedimento Preparatório […], inquérito civil para apurar a conduta da Senhora Rosimar Gomes Cunha e Guimarães, quem estaria invadido área da Aldeia Bom Jesus desde o ano de 2010; bem como solicita apoio junto a Funai para delimitação da área da Aldeia Bom Jesus – Kanela do Araguaia, em Luciara”.

Vinicius Mendes | Gazeta Digital 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo