Ibama libera Licença de Instalação para pavimentação da BR-158, diz senador Wellington
Nos últimos dias, obra foi motivo de embate entre ministro Carlos Fávaro, governador Mauro Mendes e bancada federal de Mato Grosso.
Gabriel Rodrigues e Luís Vinicius | RDNews
O senador licenciado e presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística (Frenlogi), Wellington Fagundes (PL), anunciou nesta segunda-feira (4), que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) emitiu a Licença de Instalação para obras de pavimentação da BR-158, fazendo o contorno da reserva indígena Maraiwatsede, na região do Araguaia.
As obras foram divididas em dois lotes, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista. O lote A é de 93,99 km, e está orçado em R$ 179 milhões. O lote B, de 101 km, tem orçamento previsto de R$ 249 milhões.
“Este é o único trecho da BR-158 que ainda não está pavimentado […] Essa obra é aguardada há muitos anos e essa licença é fundamental”, celebrou Wellington Fagundes, ao destacar que a rodovia vai impulsionar o desenvolvimento da região.
A BR-158 esteve no centro da polêmica na semana passada, gerando embates entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e o governador Mauro Mendes (União Brasil), que teve apoio da bancada federal.
A obra foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura de Mato Grosso. No entanto, Fávaro acusou o Mauro de tentar realocar recursos da BR-158 para a construção de um Rodoanel em Cuiabá, devido ao imbróglio que travava a pavimentação. Mauro, porém, negou a tentativa realocação do montante milionário.
Agora, com o “destrave” por parte do Ibama, as obras de pavimentação devem acabar com os atoleiros que prejudicam a escoação da produção agrícola mato-grossense. Os lotes foram licitados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Contorno da BR-158 abrange município do Araguaia
Vídeo