Governador de MT destaca obras para Barra do Garças durante programa de rádio
Mauro Mendes falou sobre a construção do centro socioeducativo, restauração de ruas e Residencial Carvalho durante entrevista à Rádio Aruanã FM
Da redação | Semana7
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), confirmou em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da rádio Aruanã FM, na manhã desta terça-feira (5), que já deu a ordem de serviço para a construção do Centro Socioeducativo em Barra do Garças e destacou outras que beneficiarão o município.
Segundo o chefe do Executivo, a implantação da nova unidade socioeducativa de Barra do Garças será realizada com 100% de recursos de Mato Grosso. “Ontem estivemos em Rondonópolis e inauguramos o primeiro socioeducativo de uma série de cinco unidades que vamos construir. Esse socioeducativo é uma briga, uma confusão que começou em 2006, ou seja, há 15 anos atrás o Ministério Público entrou na Justiça para obrigar o Estado a fazer esse socioeducativo e nunca ninguém fez, o dinheiro ficou bloqueado. Graças a Deus agora construímos as condições para fazer”, explicou.
Ainda de acordo com Mendes, a eventual contratação de servidores para o socioeducativo acontecerá nos meses finais de construção da unidade. “Com certeza serão convocados, assim como foi na cidade de Rondonópolis. A medida que a construção evoluir, o prazo está programado para 300 dias, em torno de 10 meses. Faltando em torno de quatro, cinco ou seis meses é feita a convocação, eles assumem, passam por treinamento e com a obra pronta iniciarão o trabalho imediatamente”, concluiu.
Mauro também informou que os recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município já estão garantidos há cerca de nove anos e está seguindo para a fase de licitação. A obra também contará com recursos do Estado.
Outros projetos em parceria com o município também foram destacados como o convênio com a prefeitura para restauração das ruas de Barra do Garças e a reforma do Hospital e Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck.
Sobre as obras de pavimentação em andamento na MT-100 e construção de pontes em rodovias, o governador garantiu que o Estado tem feito os pagamentos em dia as empreiteiras que executam os trabalhos.
O governador ressaltou ainda a entrega de equipamentos, bens e itens para uso na agricultura familiar que ocorre nesta sexta-feira (8), em Cuiabá. A entrega será a maior da história da agricultura familiar no Estado e integra o Programa Mais MT, com investimentos somando R$ 106 milhões até junho de 2022.
“E hoje terça-feira (5) lançarei aqui na capital do estado o programa Patrulha Rural e, novamente, a cidade de Barra do Garças está sendo beneficiada”, afirmou.
Residencial Carvalho
Mauro Mendes também disse que cobrará novamente a Caixa Econômica Federal (CEF) finalização das 1.436 casas do Residencial Carvalho I, II e III em Barra do Garças. Iniciada em 2012, a obra do Governo Federal faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida e sofreu com inúmeras paralisações.
“São casas que vão ajudar a diminuir o déficit habitacional do município, todavia, depende da conclusão da obra e vamos fazer gestão junto ao Governo Federal”, completou.
As casas sofreram uma pausa nas suas construções devido a um problema contratual entre a CEF e a construtora Resecom. O Ministério Público Federal (MPF) também atua neste assunto para ‘forçar’ o Governo Federal a concluir a obra.