Famílias bloqueiam a BR-158 em protesto contra decisão judicial que determina o despejo de área ocupada há três décadas
Moradores temem um novo caos social com a saída da área em plena pandemia do coronavírus
Da redação c/ Interativa FM-Água Boa
Famílias que residem na Fazenda Vitória do Araguaia, no município de Porto Alegre do Norte, bloquearam a BR-158, nesta terça-feira (9), em protesto contra decisão judicial de promover a desocupação da área. O bloqueio está acontecendo na ponte localizada na saída da cidade.
O protesto foi a forma que as famílias encontraram para ‘sensibilizar’ as autoridades e conseguir o apoio da população para evitar mais um grave problema social em plena pandemia do novo coronavírus. Com o bloqueio, os veículos que trafegam pela BR-158 são obrigados a parar por duas horas até a liberação do trânsito.
A área alvo de ação judicial está em litigio há mais de três décadas entre a Agropastoril Vitória do Araguaia e os atuais ocupantes. Decisão da Justiça determinou o cumprimento de ordem de desocupação em novembro do ano passado, sob alegação de que as terras foram invadidas por grileiros.
O processo judicial teve início na comarca de São Félix do Araguaia e hoje tramita na Vara Especializada de Direito Agrário de Cuiabá.