Exército instala hospital de campanha em Barra do Garças; UPA cria leitos UTI
Temendo colapso na saúde, prefeito Adilson pediu apoio dos militares
Da Redação/Ronan de Sá e Francis Amorim
Temendo um colapso na Saúde Municipal, o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), pediu apoio ao tenente-coronel do Exército, Rogério Gomes Marques, comandante do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada, sediado em Aragarças (GO), para instalação de um hospital de campanha para atender casos de Covid-19, na região.
A estrutura está sendo montada nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (UPA). Esta será a primeira vez que as Forças Armadas montam este aparato hospitalar no Estado de Mato Grosso, neste período de pandemia do novo coronavírus. A unidade com estrutura está sendo montada aos fundos da UPA como suporte para o atendimento dos casos do novo coronavírus, que colocou a cidade entre as 12 com maior alto risco de contaminação do Estado.
A Prefeitura de Barra do Garças informou que neste momento, 8 das 9 UTIs Covid estão ocupadas e outras três semi-leitos instalada na UPA para atende o grande número de casos registrados nos últimos 15 dias.
O secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares disse a equipe do Semana7 e ao Rede da Notícia que esteve na UPA, concederá maiores detalhes sobre os atendimentos que serão ofertados pelo hospital de campanha na próxima segunda-feira (8).
Hoje, Barra do Garças segue as normas do governo no Estado que decretou toque de recolher em Mato Grosso.
Providos com equipamentos e instalações para prestar atendimento em áreas em que o apoio à saúde, os Hospitais de Campanha fornecem suporte ao sistema da saúde brasileiro, devido ao aumento drástico no número de infectados por covid-19. Durante a pandemia, o Hospital de Campanha do Exército (H Cmp) tem surgido mais que o normal, principalmente porque figura como um importante aliado da sociedade.
Até ontem (7), Barra do Garças contabilizava 4.967 casos de coronavírus, destes, 4.535 já recuperados. O índice de recuperação no município é de 91,30%. Há 270 pacientes que estão em tratamento contra a doença (os chamados casos ativos), sendo 230 pessoas em isolamento domiciliar e 40 internados.
Já nas enfermarias, além das 27 pessoas internadas nos leitos públicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo 21 barra-garcenses e seis residentes de municípios vizinhos, há ainda 18 pacientes em enfermarias da rede privada (10 de Barra do Garças e oito de outras cidades).
A doença já matou 162 pessoas na cidade e 85 residentes de cidades vizinhas que buscaram tratamento no município barra-garcense. A reportagem esteve UPA, hoje por volta as 19h, e constatou grande número de carros e motos no estacionamento. Tentamos informações sobre o número de internados, mas não conseguimos a informação.
A Secretaria de Saúde deve se pronunciar a qualquer momento.