Cidades

Equipe técnica de Saúde de Angola visita Torixoréu para intercâmbio de informações

Equipe liderada pelo diretor do Gabinete Provincial da Saúde do Huambo, Lucas António Nhamba, conheceu estrutura do centro de reabilitação do município.

Da redação do Semana7

Destaque em Mato Grosso após zerar a fila de espera por procedimentos eletivos, o município de Torixoréu, localizado no Vale do Araguaia, recebeu nesta segunda-feira (1º) a visita técnica do diretor do Gabinete Provincial da Saúde do Huambo, em Angola, Lucas António Nhamba. O encontro teve como objetivo a realização de um intercâmbio de informações para fomentar o ensino e pesquisa no país da África Central.

A equipe também composta pelos diretores Sabino Colino Ramiro Adão, do Centro de Reabilitação do Huambo, e Orlando Justo Chipindo, do Hospital Municipal de Caala, foi recebida no centro de reabilitação do município pelo secretário de Saúde de Torixoréu, Magno Vieira, além do prefeito Thiago Timo e do vice José Wilton Inácio de Carvalho.

O gestor municipal de saúde comentou sobre a visita técnica e expressou sua expectativa. “Para nós foi muito gratificante recebê-los. Espero que Torixoréu possa contribuir com Huambo e vice-versa, e que se aumente a troca de experiência na área de saúde entre Brasil e Angola”, disse Magno Vieira.

Após a visita ao centro de reabilitação de Torixoréu, a equipe de diretores de Angola também passará pelos departamentos de saúde CER – Centro de Reabilitação e Nadef – Núcleo de Atenção ao Deficiente, em Goiânia – GO.

Investimentos na saúde

Além do destaque pela performance no programa Fila Zero, o trabalho feito na área da saúde em Torixoréu foi elogiado durante o 1º Congresso Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso 2024 e na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento reuniu secretários de Saúde de todos os 142 municípios do Estado e contou também com a presença do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Entre os principais investimentos feitos pela atual gestão de Torixoréu estão a reforma e ampliação do Hospital São João Bosco e as mais de mil cirurgias eletivas realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. Esses procedimentos beneficiaram cerca de 20 municípios da região do Vale do Araguaia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo