Outras

DNA do melhor lugar do mundo: Wilmar e Bilego são destaques em livro

Nesse conteúdo o jornalista e escritor Eduardo Gomes de Andrade narra a história recente de Mato Grosso, por seus principais personagens.

O Araguaia inteiro numa trilogia impressa em livros. Assim é a obra “DNA do melhor lugar do mundo”, que em maio publicou seu primeiro livro, e que acaba de imprimir o segundo. Nesse conteúdo o jornalista e escritor Eduardo Gomes de Andrade narra a história recente de Mato Grosso, por seus principais personagens. A terceira edição será publicada no final deste ano.

Na primeira edição o Vale do Araguaia está na obra com Valdon Varjão, Railda de Fátima Alves, Dr. Eugênio, Deputado Mário Juruna, Comandante Baú, Dom Pedro Casaldáliga, Cacique Raoni, Otávio Eckert, João Carlos de Souza Meirelles, Maurício Tonhá, Nêgo Amâncio, Milton Muniz, Marinho Franco, Lindberg Ribeiro Nunes Rocha, Calixto Guimarães, Archimedes Pereira Lima e outros nomes.

Na segunda edição, que acaba de ser impressa, são destacados Wilmar Peres de Farias, Antônio Paulo da Costa Bilego, Érico Piana, Carlos Orione, a etnia Xavante – que é aldeada no Vale do Araguaia, Homero Pereira e outros nomes.

DNA aborda figuras de todas as regiões mato-grossenses e, na segunda edição, também aquelas que mesmo residindo em outros estados e até no exterior tiveram algum tipo de relação com Mato Grosso ou que protagonizaram episódios aqui, a exemplo de Jango Goulart, Presidente Alfredo Stroessner, o mafioso Tommaso Buschetta e o Poeta Carlos Drummond de Andrade.

A obra não tem apoio das leis de incentivos culturais, não é vinculada a políticos ou ideologia. Trata-se de narrar a história pela história fazendo correções e revelando fatos interessantes.

A segunda edição abre espaço para a etnia Xavante, por sua importância e sua relação com a sociedade envolvente no Vale do Araguaia.

O autor acredita que a obra será um marco referencial do memorialismo mato-grossense, a julgar pela aceitação do primeiro livro, do qual ainda há exemplares à venda. Eduardo Gomes observa que o livro é a primeira iniciativa editorial para retirar da oralidade importantes páginas da construção da cidadania e do desenvolvimento da Terra de Rondon.

Interessados entrem em contato com o autor pelo WhatsApp 65-99982.1191, pelo e-mail eduardogomes.ega@gmail.com pelo Instagram @ andradeeduardogomes ou ainda na página do Facebook Eduardo Gomes Andrade.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo