Esportes

Cuiabá segura pressão do Flamengo e garante empate valioso no Maracanã

A defesa do Dourado foi eficiente para garantir o empate sem gols com o Flamengo, no Maracanã.

Douglas Santos | RDNews

Jogando pela primeira vez em sua história no Maracanã, o Cuiabá conseguiu parar o melhor ataque do Brasileirão. A defesa do Dourado foi eficiente na noite deste domingo (17) para garantir o empate sem gols com o Flamengo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe do Mato Grosso foi pressionada do começo ao fim do jogo, mas soube muito bem administrar o placar que é considerado essencial para o objetivo do clube na temporada – permanência na Série A.

Diante do Cuiabá, o Flamengo tinha a possibilidade de diminuir a diferença para o líder do Brasileirão na tabela de classificação. Em caso de vitória, o Rubro-Negro ficaria a sete pontos do Galo, tendo dois jogos a menos e um confronto direto ainda com a equipe mineira. Com o placar igual, o time do Rio de Janeiro segue na cola do líder, com 46 pontos. Por sua vez, o Cuiabá comemora o empate como se fosse uma vitória. O Dourado volta para a 9ª posição da tabela, agora com 35 pontos conquistados.

O jogo

Ataque contra defesa. Foi assim que começou o jogo no Maracanã. O Flamengo iniciou a partida com uma marcação em cima com muita movimentação na área do Cuiabá, que apenas se defendeu no primeiro tempo e pouco ficou com a bola.  Na primeira saída do Dourado, aos 4 minutos, Jenison foi lançado na área, mas não conseguiu dominar a bola e finalizar.

A equipe Rubro-Negra assustou os visitantes logo aos 8 minutos, quando chegou a balançar as redes do goleiro Walter, mas foi marcado impedimento no lance. Após troca de passes pelo lado direito da área, o atacante Michael recebeu na área, chutou cruzado e fez para o Flamengo. O bandeirinha marcou a irregularidade de Matheuzinho na jogada. Após quase três minutos de análises no VAR, o árbitro confirmou o impedimento do lateral-direito no lance do gol.

O Cuiabá seguiu com o objetivo de diminuir a pressão do adversário, quando permaneceu com os seus 11 jogadores atrás na espera de um contra-ataque. Por sua vez, a equipe da casa continuou trocando passes no campo do Dourado, que apenas aguardava a oportunidade de atacar em uma bola. Aos 31, Pepê deu um bom passe para Clayson no ataque em contra-ataque, mas Arão conseguiu afastar o chute do atacante do Cuiabá. Ao decorrer do jogo, o Flamengo diminui o ritmo e deixou a partida mais equilibrada no Maraca.

O panorama do jogo não mudou nos primeiros minutos do segundo tempo. O Flamengo seguiu pressionando enquanto o Cuiabá aguardava a oportunidade de contra-atacar o adversário. A equipe de Mato Grosso jogava todo atrás da linha da bola, obrigando os donos da casa a exercer a paciência na busca pelo espaço. Aos 19, chegou com perigo após Michael fazer uma jogada individual pelo lado esquerdo. O atacante limpou a marcação, mas chutou para fora. A equipe da casa apenas repetiu o que jogou na etapa inicial, quando voltou a sufocar os mato-grossenses e não deu liberdade para o adversário.

Dourado parou o Mengão

Contra o Flamengo, a equipe do técnico Jorginho se postou muito bem taticamente, sobretudo na defesa. Destaque para os zagueiros Alan Empereur e Paulão, que não deixaram passar nada. O Auriverde da Baixada conseguiu parar o melhor ataque do Brasileirão em pleno Maracanã. Vale lembrar que o Flamengo é o time com mais gols no futebol brasileiro na temporada, com 130 tentos. O Rubro-Negro não marcou nenhuma vez em apenas 6 jogos em 2021, sendo 5 deles jogando em casa.

O Cuiabá não perde fora de casa há 12 jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro, com 8 empates e 3 vitórias. A última e única derrota foi para o Fluminense, por 1 a 0, pela 2ª rodada do campeonato. Este foi o único revés do Dourado, como visitante, em toda a temporada.

Agenda

Na próxima rodada, o Flamengo volta a campo no sábado (23), às 19h (de Brasília), quando tem clássico marcado com o Fluminense no Maracanã. O Cuiabá, por sua vez, tem outra pedreira pela frente. A equipe mato-grossense visita o Atlético-MG, no domingo (24), às 16h (de Brasília), no Mineirão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo