Cuiabá marca de pênalti, vence o Sport e sobe para a parte de cima da tabela
A equipe mato-grossense fez as pazes com a vitória após ficar cinco jogos sem vencer no Brasileirão.
Douglas Santos | RDNews
O Cuiabá voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Elton saiu do banco de reservas e garantiu a vitória do Cuiabá sobre o Sport por 1 a 0 nesta quinta (14), na Arena Pantanal, em jogo válido pela 26ª rodada da competição. A equipe mato-grossense voltou a vencer uma partida após ficar cinco jogos de jejum no Brasileirão. Por outro lado, o Auriverde da Baixada quebrou a sequência de três triunfos seguidos do Leão na Série A.
Com a vitória, o Cuiabá volta para a parte de cima e ocupa a 9ª posição da tabela, agora com 34 pontos. Em contrapartida, o Dourado a reação do Sport no Brasileirão, que permanece na 18ª colocação, com 26 pontos. A rodada 26 é considerada perfeita para o time de Mato Grosso, isso porque todas as equipes que estão na parte de baixo da tabela tropeçaram em seus jogos.
O jogo
O começo da partida começou muito estudada na Arena Pantanal, tanto é que a primeira finalização saiu apenas aos 14 minutos de bola rolando. O Cuiabá conseguiu ter mais posse de bola e procurava ficar mais com ela no ataque do adversário, mas encontrava dificuldades em chegar ao gol do Sport por conta da defesa bem postada do Leão. Aos 21, Jenison teve a chance de abrir o marcador para o Dourado, mas Ewerthon apareceu para tirar do atacante.
O Sport chegou a balançar as redes na etapa inicial, mas foi o gol foi anulado pela arbitragem por conta de impedimento. O lance que originou no tento do Leão aconteceu após uma sobra de escanteio, aos 27 minutos. Gustavo Oliveira chutou de fora da área e marcou para os visitantes, porém, o assistente viu uma ação de Marcão, que estava em condição errada, na trajetória da bola.
A partida seguiu sem muitas emoções em Cuiabá. O Sport conseguiu fazer um bom primeiro tempo e trabalhar a bola no último terço do campo. A equipe do Recife apresentou muita organização em sua defesa contra o Dourado, que pouco criou na partida. O time do técnico Jorginho teve mais a bola, mas não foi eficaz para furar as linhas do Leão. A posse de bola retrata bem o equilíbrio dos primeiros 45 minutos de jogo: Cuiabá 59% x 41% Sport. Ao todo, foram quatro finalizações para cada time.
As equipes começaram o segundo tempo com um ritmo de jogo parecido com a da primeira etapa, mas logo tudo mudou. Aos 10 minutos, os torcedores auriverdes pediram a entrada do atacante Elton, que é artilheiro da equipe no Brasileirão e na temporada. O professor atendeu o pedido e promoveu a entrada do camisa 19. Junto com ele, entraram também Felipe Marques e Yesus Cabrera. O treinador deixou o Dourado mais ofensivo com a troca tripla.
As mudanças feitas pelo técnico Jorginho deram um ânimo a mais para o Cuiabá, inclusive o pedido feito pela torcida logo foi correspondido dentro de campo. Aos 21, o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti para o Dourado, após Yesus Cabrera ser derrubado por Sander dentro da área. Ex-atacante do Sport, o atacante Elton bateu o pênalti no meio do gol e abriu o placar a favor do Dourado. O artilheiro da equipe marcou o sétimo tento no Brasileirão e o 13º na temporada.
O Cuiabá seguiu melhor na partida em busca de ampliar a vantagem. Aos 27, Clayson cobrou um escanteio fechado, da esquerda, e quase surpreendeu Maílson com um gol olímpico. O goleiro do Sport segurou a bola em cima da linha. Por sua vez, o Sport tentava equilibrar o jogo, quando colocou uma certa pressão no time da casa. Aos 31, Gustavo chegou a reclamar de um pênalti em disputa na área, mas o árbitro assinalou apenas escanteio.
O jogo seguiu lá e cá. Aos 38, foi a vez de Mikael levar perigo ao gol do Cuiabá. No lance, Sander chegou pela esquerda e cruzou para o camisa 9, que acertou a trave do Douradão. Walter chegou a a tocar na bola e reclamou de dores após se chocar com o poste. Em seguida, foi a vez dos donos da casa incomodar o adversário. Em jogada individual, Uendel invadiu a área, passou pela marcação e soltou uma bomba em cima de Maílson, que fez uma grande defesa e evitou o segundo gol do Cuiabá. O placar persistiu em 1 a 0 para o time mato-grossense.
Agenda
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (17), às 20h30 (de Brasília), pela 27ª rodada do Brasileirão. O Cuiabá visita o Flamengo, no Maracanã, enquanto o Sport recebe o Santos, na Arena de Pernanbuco.