Política

Criada há três anos, Ager intensifica fiscalização da concessionária Águas de Barra do Garças

A Ager disponibiliza um canal direto pelo prefixo 3401-9555 para o atendimento aos consumidores.

Da redação

Criada há três anos, a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Barra do Garças – AGER BARRA, tem conseguido atingir seus objetivos como instrumento dos direitos e interesses dos consumidores de água e esgotamento sanitário. A agência tem agido com rigor para que a Águas de Barra do Garças atenda com rapidez, as reclamações e denúncias que chegam ao órgão diariamente.

Com uma Ouvidoria ativa, com atendimento diário, de segunda a sexta-feira, a Ager disponibiliza um canal direto pelo prefixo 3401-9555 para o atendimento aos consumidores. Além da Ouvidoria, as reclamações podem ser encaminhadas também a própria agência, localizada na Rua J, 371, no Setor Bela Vista, em frente ao sistema de tratamento de agua de Barra do Garças.

“Em 2020, a Ager registrou 660 atendimentos, envolvendo vazamentos, falta de abastecimento ou a existência de buracos nas ruas. A concessionária Águas de Barra do Garças foi notificada e em alguns casos, com a aplicação de multas pelo descumprimento, que variam de 70 a 10.000 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal). A empresa teve que arcar com as consequências”, disse a presidente Maria Oliviecki.

Segundo ela, a Ager possui também uma equipe de fiscalização que verifica in loco as reclamações que chegam a autarquia ou pela Ouvidoria. “O resultado desse trabalho foi a notificação de mais de 400 buracos que existiam na cidade em 2020 e a autuação da Águas de Barra do Garças para as medidas necessárias, sob pena de aplicação de multas”, disse a presidente.

Além da Ouvidoria e da equipe de fiscalização, a Ager possui também um Conselho Consultivo formado por representantes da própria agência, Poderes Executivo e Legislativo e um representante da comunidade. “Esse conselho se reúne e delibera sobre as medidas que devem ser aplicadas a concessionária pelo descumprimento do contrato firmado com o município, ou seja, a atuação da Ager tem sido intensa desde a sua criação”, destaca Maria.

Por enquanto, a Ager delibera somente sobre a concessionária de água e esgoto, mas já está pleiteando ampliar a fiscalização para o sistema de iluminação pública, transporte coletivo e coleta de lixo.

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