Outras

Comitê gestor do Programa PCI-BG avalia metas alcançadas e define novos desafios para 2024

Em dezembro, os membros PCI-BG se reunirão novamente para a Assembleia Geral, onde será realizada a eleição do Comitê Gestor para os anos de 2024 a 2026.

O Comitê Gestor do Programa Produzir, Conservar e Incluir de Barra do Garças (PCI-BG) se reúne entre os dias 13 e 17 de novembro para realizar a oficina de avaliação e planejamento do programa para o ano de 2024.

A reunião de abertura, realizada na sede ministério Público Federal (MPF), contou com a participação de representantes da The Nature Conservancy Brasil (TNC); da Empresa JBS; do Comitê de Bacias do Alto Araguaia (CBH); da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA Regional); do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); da Prefeitura Municipal de Barra do Garças; do Sindicato Rural de Barra do Garças; da  Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas- Coordenação regional Xavante.

Segundo Clodoaldo Queiroz, coordenador do eixo Conservar do PCI-BG, o momento de reavaliação é estratégico para que o programa possa avançar em 2024. “Neste momento de planejamento, é fundamental revisar as metas do ponto de vista de possibilidade de alcance e redefinir as estratégias de trabalho visando o foco na realização dos objetivos”, avalia.

Um dos resultados positivos do programa no município de Barra do Garças é Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma das metas do eixo Conservar que foi avaliada durante o encontro. Segundo Guilherme Jerônimo, técnico responsável pelo cadastramento, oriundo da parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), o programa já atendeu diversos produtores e agricultores familiares que não possuem recursos para contratar o serviço especializado. “Através do PCI-BG, fornecemos esse serviço gratuitamente, então muitos produtores conseguiram ter acesso a esse serviço. Foi um grande avanço para a agricultura familiar”, afirmou ao todo 70 produtores já foram atendidos pelo programa.

Para Maitê Montalvão, especialista de monitoramento da TNC, os momentos de avaliação das metas estabelecidas são importantes para traçar resultados concretos. “Tem metas ali, como, por exemplo, o CAR, que a gente vê um super avanço do ponto de vista de cadastramento das propriedades, mas tem muitos passos para gente afirmar que de fato estamos alcançando as metas. Não é só o registro. O importante é a gente continuar monitorando e acompanhando de forma estruturada e metodológica para conseguir avaliar essa evolução em relação à linha de base”, explicou.

Em dezembro, os membros PCI-BG se reunirão novamente para a Assembleia Geral, onde será realizada a eleição do Comitê Gestor para os anos de 2024 a 2026 e a validação dos ajustes realizados durante as oficinas.

Conheça o Programa PCI-BG

Criado por meio da Lei Municipal nº 4.156, de 23 de dezembro de 2019, que estabelece as diretrizes do programa Produzir, Conservar e Incluir no município de Barra do Garças, o PCI-BG é uma iniciativa replicada por meio da Estratégia PCI, criada na Conferência do Clima de Paris em 2015. Desde 2019, o programa tem contribuído para o desenvolvimento do município de Barra do Garças por meio de suas 44 instituições signatárias, incluindo a Prefeitura Municipal, a The Nature Conservancy (TNC) Brasil  e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).

Assessoria 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo