Outras

Bombeiros de Barra do Garças participam de projeto ambiental; milhares de filhotes de tartarugas serão soltos no Araguaia

As ações de preservação são resultado do trabalho desenvolvido por uma rede de colaboradores, que envolve o Instituto Assis, Prefeitura Municipal, Marinha do Brasil e reeducandos do Sistema Prisional.

Da redação | Rede da Notícia

O IV Comando Regional do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, está integrando o projeto “Amigos da Natureza”, que trabalha na preservação ambiental, com o repovoamento de tartarugas no Rio Araguaia. O projeto foi criado em 2001.

As ações de preservação são resultado do trabalho desenvolvido por uma rede de colaboradores, que envolve o Instituto Assis, Prefeitura Municipal, Marinha do Brasil e reeducandos do Sistema Prisional de Barra do Garças.

Um berçário foi construído para abrigar os ovos de tartarugas que foram coletados no leito do Rio Araguaia.

Em covas artificiais, o nascimento dos filhotes ocorre de forma segura e controlada, longe de predadores e da ação humana, que fazem o consumo dos ovos e dos animais.

O prazo estimado para o nascimento dos filhotes é de 30 a 60 dias, quando poderão ser devolvidos ao rio.

Além do repovoamento na região do Araguaia, o projeto Amigos da Natureza contempla outras ações, como uma horta comunitária e um criatório de peixes, que auxiliarão na alimentação de famílias cadastradas junto à secretaria de Assistência Social do município.

O comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Neto, destacou a importância do projeto, ressaltando que as parcerias são fundamentais na missão da preservação do meio ambiente.

“A Prefeitura de Barra do Garças fará todos os esforços para garantir as condições necessárias para a execução desse projeto tão importante”, afirmou o secretário de Meio Ambiente Clerismar Ferreira de Oliveira.

O biólogo Francisco de Assis, que atua diretamente na coordenação das ações, enfatizou que o trabalho realizado em em Barra do Garças será um modelo de preservação para todo o Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo