Cidades

Avaliação do Ministério da Educação credencia o Univar a implantar curso de Medicina em Barra do Garças

A instituição alcançou o conceito 4,44 (escala de 1 a 5) e aguarda portaria do MEC.

Da redação | Rede da Notícia 

O Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), aguarda para os próximos meses, a publicação da portaria do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do curso de Medicina em Barra do Garças. O primeiro passo já foi dado, que foi a avaliação da comissão de avaliação do ministério, realizada entre os dias 27 e 29 de setembro. A instituição alcançou o conceito 4,44 (escala de 1 a 5), conforme relatório divulgado nessa quinta-feira (5).

Além da avaliação estrutural do Univar, os membros da comissão avaliaram também as unidades de saúde de Barra do Garças que servirão de pontos de apoio para o curso (estágios). Os representantes do Ministério da Educação concederam nota 5 (escala de 1 a 5) aos complexos de saúde inspecionados durante os três dias de avaliação.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (6), no anfiteatro Fernando Peres de Farias, o reitor do Univar, Marcelo Soler e o prefeito Adilson Gonçalves, comemoraram a avaliação do MEC e agora é pela publicação da portaria que autoriza a implantação do curso Diário Oficial da União. A expectativa é que a autorização seja concedida em até cinco meses.

De acordo com o reitor Marcelo Soler, dois avaliadores do Ministério da Educação estiveram em Barra do Garças para a elaboração do relatório, avaliando a infraestrutura montada pelo Univar, corpo docente, projeto pedagógico e campo de estágio (unidades de saúde). “Obtivemos a nota 4.44, uma nota muito alta, que sedimenta nosso caminho para a publicação de uma portaria de autorização do curso. É um sonho que está próximo da realidade”, disse.

Para o prefeito Adilson Gonçalves, a avaliação da comissão é de extrema importância para a região do Araguaia. Segundo ele, as unidades de saúde alcançaram a nota 5, o que é a nota máxima, que significa um grande passo para a implantação do curso de Medicina em Barra do Garças. “Esse projeto é importante não só para Barra do Garças, mas para o Araguaia e para Mato Grosso”.

O curso de Medicina, após implantação e cumpridos os trâmites legais, vai ofertar cerca de 120 vagas iniciais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo