Política

Amarílio Carvalho, o Papai Noel, morre aos 91 anos vítima de infarto em Fortaleza, no Ceará

Papai Noel participava de um Congresso de Esperando na companhia do amigo Ciro Gomes de Freitas.

Da redação | Rede da Notícia 

Morreu na madrugada deste sábado (4), em Fortaleza, no Ceará, o professor e ambientalista Amarílio Carvalho, 91, o Papai Noel. O óbito foi constatado pelo amigo e colega de quarto de um hotel da Capital cearense, o ambientalista Ciro Gomes de Freitas.

Segundo Ciro, ele e o professor estavam participando do Congresso Panamericano de Esperanto, reunindo representantes das Américas do Sul, Central e do Norte, e ao retornar ao hotel, na noite de ontem (3), Amarílio reclamou que não estava se sentindo bem após o consumo de doces e bolos, inclusive, com uma ligeira queda de pressão. O professor tomou medicamentos para o estômago, se recolheu e foi dormi.

Por volta das 5 horas da manhã de hoje, o professor se levantou e foi ao banheiro. A demora acabou chamando à atenção de Ciro, que resolveu abrir a porta e constatar o que estava ocorrendo, quando o encontrou sentado e já sem vida. O ambientalista acredita que Amarílio tenha sofrido um infarto fulminante.

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Amarílio Carvalho se tornou uma figura bastante conhecida em Barra do Garças, para onde se mudou há mais de 35 anos. Aqui exercia atividades de professor de esperanto e tornou-se um guardião do Parque das Águas Quentes, onde atuou por vários anos como jardineiro.

Além desses trabalhos, Amarílio ganhou notoriedade em todo o país por representar em eventos nacionais, a figura de Tiradentes, o mártir da Independência brasileira. Desfilou pela avenida Ministro João Alberto nos aniversários de Barra do Garças representando o herói e posteriormente, assumiu o papel de Papai Noel.

Vestido a caráter nas festas de fim de ano (dezembro), Amarílio Carvalho desfilava sua simpatia como Papai Noel, distribuindo guloseimas e tirando fotos com crianças e adultos em pontos turísticos de Barra do Garças. Por onde passava, fazia questão de abraçar crianças e expressar seu amor e admiração pela cidade que o acolheu.

O corpo do professor Amarílio está no IML de Fortaleza. A família ainda não decidiu se ele será sepultado em Brasília, onde os familiares residem, Niterói, sua terra natal ou em Barra do Garças. Como ele não tinha filhos, a decisão está nas mãos dos sobrinhos.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo