Cidades

Adolescentes fazem caminhada ecológica para conscientização das nascentes em Barra do Garças

O evento é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Araguaia em parceria com o Centro de Pesquisa do Pantanal.

Da assessoria

No próximo sábado (25), a cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso, será palco de uma iniciativa inspiradora: a Caminhada Ecológica do Projeto de Revitalização do Córrego Fundo. O evento é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Araguaia em parceria com o Centro de Pesquisa do Pantanal, e conta com o apoio do Banco Bradesco S/A.

A caminhada tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental da comunidade para a importância das nascentes na manutenção dos cursos d’água, como córregos, ribeirões e rios, na região do Vale do Araguaia. Além disso, busca destacar a relevância da água nos ciclos produtivos e de consumo.

O evento contará com a participação ativa do Projeto Agentes Mirins, um grupo de adolescentes coordenado pela Associação da Polícia Penal de Barra do Garças, além de alunos de escolas municipais e estaduais da cidade. A caminhada terá início às 07h30, saindo do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Barra do Garças, com um percurso de 2.500 metros ao longo do córrego Peixinho até a área de um nascedouro tributário do Córrego Fundo, área que o projeto esta atuando para restaurar.

“Despertar em jovens a noção geográfica de bacias hidrográficas e a importância das nascentes para o fortalecimento das atividades produtivas e da vida é fundamental para formar cidadãos com consciência ecológica e atitudes positivas”, destaca Clodoaldo Queiroz, coordenador do projeto.

Durante a caminhada, os participantes terão a oportunidade de contribuir ativamente para a revitalização da região, plantando mudas de plantas nativas às margens do córrego. Essa ação simbólica representa um compromisso tangível com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos recursos hídricos locais.

O Projeto de Revitalização do Córrego Fundo não apenas visa restaurar o ecossistema local, mas também busca engajar a comunidade na proteção e conservação dos recursos naturais. A participação ativa dos jovens demonstra o potencial transformador das iniciativas que envolvem educação ambiental e práticas sustentáveis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo