Barra do Garças entra em situação de alerta com aumento dos casos de Covid, afirma prefeito Adilson Gonçalves
O prefeito relata que a cidade poderá ficar sem vagas disponíveis em razão do agravamento do quadro de saúde de um paciente que está internado em um leito semi-intensivo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Da redação
Em entrevista ao Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América/Globo, nesta terça-feira (12), o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo declarou que Barra do Garças está em situação de alerta com o aumento do número de casos do novo coronavírus. Segundo ele, a cidade possui apenas um leito de UTI disponível para a Covid-19.
Adilson Gonçalves demonstrou preocupação com a crescente onda de contaminação em Barra do Garças e nos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Nós temos hoje na rede pública, nove UTIs habilitadas, porém, três estavam com os respiradores danificados até a sexta-feira. Recuperamos um respirador e estamos com seis leitos ocupados e uma vaga disponível”, alertou.
O prefeito relata que a cidade poderá ficar sem vagas disponíveis em razão do agravamento do quadro de saúde de um paciente que está internado em um leito semi-intensivo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Estamos em situação bastante complicada”, ressaltou, informando que está trabalhando para a recuperação de outros dois leitos de UTI com uma empresa de Goiânia (GO).
Adilson Gonçalves destacou a participação dos oito municípios do consórcio e mais a cidade de Aragarças (GO) na elaboração do decreto que prevê uma atuação em conjunto para conter os casos de Covid na região. “O decreto foi elaborado depois de reuniões com comerciantes e representantes das cidades que entenderam a sua necessidade”, salientou.
O prefeito de Barra do Garças ressaltou ainda que o Hospital Milton Morbeck, embora seja municipal atende, além dos municípios conveniados ao consórcio, pacientes de toda a região do Vale do Araguaia. “A situação é preocupante”, disse o gestor.