Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas de prevenção e proteção às mulheres no Estado
Durante o mês de agosto, a Van Rosa do programa percorre diversos municípios do estado, levando conhecimento e reflexão para combate à violência contra a mulher.

Layse Ávila e Wilerson Macedo* | Setasc-MT
A Van Rosa do Programa SER Família Mulher está levando neste mês de Agosto, informações acerca do combate à violência contra a mulher e o feminicídio. Itiquira, Matupá e Várzea Grande foram alguns dos municípios que receberam a Van Rosa de atendimento do programa.
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, sob coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa SER Família Mulher possui ações relacionadas ao atendimento psicossocial, auxílio moradia, palestras e acolhimento para prevenir e proteger mulheres vítimas de violência doméstica, assistidas por medidas protetivas contra o agressor.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou que a Van Rosa do Programa SER Família Mulher representa um compromisso com a vida e a dignidade das mulheres.
“A Van Rosa é muito mais do que um veículo, ela é um símbolo de acolhimento, cuidado e proteção. Com ela, queremos mostrar que nenhuma mulher está sozinha, que o Governo de Mato Grosso está presente e atento às suas necessidades. Nosso objetivo é estar cada vez mais perto das mulheres, levando informação, apoio psicológico, orientação e, acima de tudo, esperança”, afirmou.
Especialmente no mês de agosto, em referência ao ‘Agosto Lilás’, mês de campanha nacional de conscientização e combate à violência doméstica e feminicídio, as equipes atuam em várias regiões do Estado, para ampliar o acolhimento e o compromisso com a dignidade de todas as mulheres vítimas de violência.
A Van Rosa do programa percorre os municípios, atuando junto à população na promoção de políticas de combate à violência contra as mulheres no estado.
O secretário da Setasc, Klebson Gomes, reforçou que a ação simboliza o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção das mulheres e que o “Agosto Lilás” é um momento de intensificação, mas nossa luta contra a violência doméstica acontece todos os dias.
“A Van Rosa tem a missão de estar próxima da população, levando informação, acolhimento e apoio às mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade. Estamos falando de salvar vidas, de garantir acessos aos direitos e de fortalecer políticas públicas que assegurem um futuro mais seguro para todas. A orientação, a prevenção e o enfrentamento precisam caminhar juntos, e é exatamente isso que o Programa SER Família Mulher realiza, sob a liderança da primeira-dama Virginia Mendes, chegando a cada município com ações concretas de transformação”, destacou.
Para Maria de Fátima**, assistida pelo Programa SER Família Mulher, o apoio recebido foi decisivo para que conseguisse romper com um ciclo de 13 anos de violência psicológica. Ela conheceu o programa por meio de um panfleto, quando procurou o mutirão para novos cadastros do Programa SER Família.
“Eu queria me inscrever para o SER Família Criança, por conta das minhas filhas e enquanto aguardava, recebi um panfleto do Programa SER Família Mulher. Quando comecei a ler os tipos de violência, me vi naquela situação. Ao chegar lá, recebi um panfleto sobre violência contra a mulher e aquilo me deu coragem para pedir ajuda. Uma profissional me ouviu, me acolheu e me mostrou os caminhos que eu deveria seguir”, disse.
Ela revelou que já havia feito um boletim de ocorrência online porque sofria ameaças e violência psicológica, mas que não deu andamento.
“A partir daquela conversa com a assistente social do Programa SER Família Mulher, conseguimos dar continuidade à denúncia e solicitamos a medida protetiva. Encontrei no programa o amparo que precisava para recomeçar. Foram mais de 13 anos de relacionamento abusivo, em que ouvi gritos, humilhações e me vi cada vez menor, mesmo tendo estudo e profissão. Hoje, com o apoio do programa, sei que não estou sozinha. O que eu mais precisava era que alguém me enxergasse na multidão, e o SER Família Mulher fez isso por mim. Agora eu tenho esperança de um futuro melhor para as minhas filhas e de reconstruir a minha vida”, relatou emocionada.
Por meio das equipes de acolhimento e atendimento do SER Família Mulher, o objetivo das atuações por meio da Van Rosa é identificar, acolher e informar sobre medidas de combate e fim da violência contra a mulher, e prevenção do feminicídio em Mato Grosso.
Com supervisão de Layse Ávila*
Nome fictício**