Cidades

Torixoréu se torna referência de saúde pública em Mato Grosso

O desempenho da saúde municipal levou o município a receber premiação do Governo do Estado.

Da Revista GENTE Centro-Oeste

Investimentos feitos pela Prefeitura de Torixoréu em saúde pública transformaram o município numa referência estadual na aplicação correta dos recursos, segundo dados da administração. “E não foi somente isso. Houve recorde absoluto em número de cirurgias eletivas, modernização na estrutura física para o atendimento à população e avanços significativos na prestação de serviços, o que representou um investimento de mais de 15 milhões de reais”, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.

Essa investida no setor de saúde pública foi uma resposta cordial à população de Torixoréu que esperava ansiosa por uma solução que viesse de encontro a essa área que é vital para uma sociedade. Antes dessa tomada de decisão, pelas gestões anteriores, foram muitos os casos, até mesmo os mais corriqueiros que precisavam ser transferidos para o polo de Barra do Garças, algo que o pleno funcionamento do Hospital Municipal Dom Bosco, com sua ampla estrutura funcional e equipe médica, foi resolvido em dois tempos como esperado pela a administração liderada pelo prefeito Thiago Timo (PSB).

Desde o início da gestão Timo, a saúde sempre esteve entre as prioridades da administração. De início foram adquiridos equipamentos “de última geração, seguidos da contratação de profissionais para diversas especialidades e, por último, a ampliação do Hospital São João Bosco (maquete abaixo). O resultado disso tudo resultou em prêmios recebidos da Secretaria de Estado de Saúde, além do reconhecimento público.

Essa nova versão do serviço de saúde no município mereceu reconhecimento não somente dos munícipes torixorinos, mas também de várias cidades do Vale do Araguaia mato-grossense e de algumas cidades goianas que recorrem ao atendimento local, além de comunidades rurais que fazem da cidade o seu polo de atendimento onde são acolhidos sem nenhuma reserva sobre o local de origem. “Não medimos esforços para que nossos serviços neste setor se torne uma referência na região”, diz o prefeito.

Em Torixoréu foram realizadas mais de 2 mil cirurgias entre as quais constam as oftalmológicas, ginecológicas, de amígdalas e adenóides, além de cirurgias vasculares e outras. Cerca de 30 municípios de quatro diferentes regiões do Estado foram atendidos pelo Programa Fila Zero. Em menos de 12 meses a saúde municipal realizou 600 cirurgias.

Atualmente o município conta com mais de 13 especialistas médicos para atender à população que recorre à saúde pública. Para ampliar esse atendimento a Prefeitura firmou um convênio com a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC), com sede em Mineiros (GO), para garantir uma Casa de Apoio em Barretos (SP), que servirá de ponto aos pacientes que buscam tratamento especializado naquele município paulista.

Secretário Magno Souza e prefeito Thiago com médicos no Hospital Municipal de Torixoréu

Outro destaque no Estado é o incentivo à qualificação profissional e à modernização tecnológica na área da saúde. A aquisição de equipamentos de última geração e a capacitação contínua dos profissionais da rede pública têm sido fundamentais para oferecer diagnósticos mais precisos e tratamentos eficazes. Em municípios menores, como Torixoréu, essa abordagem é crucial para atender não apenas os moradores locais, mas também pacientes de outras regiões, consolidando Mato Grosso como uma referência em saúde pública no Brasil.

“Para nós é uma honra muito grande ser referência em saúde para vários municípios. É muito gratificante saber que estamos mudando a vida de muitos pacientes que precisam”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Magno Souza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo