Torixoréu participa do 1º Encontro das Procissões do Fogaréu do Brasil na Cidade de Goiás
Prefeito destacou a importância da participação do município em um evento de tamanha relevância cultural e religiosa.

Do Semana7
O município de Torixoréu será um dos participantes do 1º Encontro das Procissões do Fogaréu do Brasil, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro, na histórica Cidade de Goiás. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (10), durante uma live transmitida diretamente do gabinete do prefeito Thiago Timo.
Ao lado do vice-prefeito José Wilton e do secretário municipal de Cultura, Vanney Neves, o prefeito destacou a importância da participação de Torixoréu em um evento de tamanha relevância cultural e religiosa.
O encontro reunirá delegações de diversas cidades brasileiras que mantêm viva a tradição da Procissão do Fogaréu, manifestação sacro-popular que há séculos emociona fiéis durante a Semana Santa, especialmente na Cidade de Goiás, onde a encenação é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial.
Durante a live, o secretário de Cultura e poeta Vanney Neves destacou que o objetivo da participação é “cultivar um espaço de troca entre tradições vivas, partilhar experiências e fortalecer as manifestações que tanto comovem o povo brasileiro”. Segundo ele, o evento servirá para valorizar ainda mais a religiosidade e a cultura popular do município.
A ida da delegação torixorina conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Paróquia São João Bosco, representada pelo padre Salvador Maia. A colaboração entre os setores público e religioso reforça o compromisso com o resgate e preservação das manifestações culturais e espirituais do povo de Torixoréu.
A tradicional Procissão do Fogaréu, encenada todos os anos na Quinta-feira Santa, simboliza a prisão de Jesus Cristo. Seu momento mais marcante ocorre à meia-noite, quando farricocos, personagens vestidos como soldados romanos, surgem pelas ruas empunhando tochas, os “fogaréus”, enquanto as luzes da cidade são apagadas. O silêncio e a escuridão são quebrados apenas pelo som ritmado dos tambores, criando uma atmosfera de profunda emoção.