Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em MT; veja quem já recebeu a vacina
Profissionais de rede foram priorizados pelo risco que correm no atendimento diário aos pacientes.
Olhar Direto
A primeira vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus (Covid-19) foi aplicada na noite desta segunda-feira (18) na técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos. Além dela, outras 8 pessoas serão imunizadas com a primeira dose.
Segundo o prefeito Kalil Baracat (MDB), é gratificante receber a primeira vacinação do estado em Várzea Grande. “Até porque o Hospital que regula, que atende toda a demanda, que está específico para o Covid é aqui na Varzea Grande. Nada mais justo do que começar pelo Hospital Metropolitano”.
A técnica de enfermagem Luiza Batista comemorou a imunização. “Não tem o que definir, não tem palavras para definir. É muita alegria saber que está chegando ao fim toda essa tristeza, toda essa tragédia. Com certeza vai ser esperança para todos nós, para todas essas tristezas que está tendo, todas essas tragédias. Tenho certeza que aos poucos tudo voltará ao normal”, afirmou.
Já o enfermeiro Joel Rodrigues da Silva, que trabalha na Santa Casa, é o primeiro homem a ser vacinado. Ele está na linha de frente desde o início, e chegou a ficar seis meses num aparamento, sozinho, isolado de sua família.
“É um monte de sensações, de alegria, de gratidão a Deus por ter permitido que a gente chegasse até aqui”, contou. Segundo ele, foi avisado que seria vacinado somente hoje no final da tarde. O profissional também pediu a todos que não tenham medo que se vacinem.
Sobre o plano de imunização, Kalil afirmou que será acompanhado pelo governo do Estado. Ele ainda afirmou que a cidade receberá cerca de cinco mil doses, e deve começar a vacinar oficialmente na quarta-feira (20).
Participaram do ato simbólico o governador Mauro Mendes (DEM), a primeira-dama Virginia Mendes, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, o prefeito Kalil Baracat, o vereador Dilemário Alencar e o deputado estadual Ulisses Moraes.
Mato Grosso recebe 126.160 doses para atender o público alvo da primeira fase da campanha. Serão cerca de 60 mil pessoas vacinadas, com as duas doses, dentre elas indígenas. A distribuição para os municípios começa nesta terça-feira (19).
Veja todos que foram vacinados hoje:
SAMU
Luciele Fernanda Benin, 43 anos, servidora de carreira da SES-MT há 17 anos. Enfermeira da linha de frente da Covid-19 no SAMU e enfermeira do transporte aeromédico. Não teve Covid-19.
HESC
Joel da Silva Rodrigues, 43 anos, enfermeiro há 25 anos. É servidor atualmente do Hospital Estadual Santa Casa, onde agua como coordenador do centro cirúrgico há dois anos. É servidor da antiga Santa Casa de Misericórdia, há 12 anos no mesmo cargo.
Ingly Silvia Reis Sampaio, 40 anos, técnica de enfermagem há nove anos, que atua no Hospital Estadual Santa Casa desde setembro de 2019. Atualmente trabalha no setor de enfrentamento à Covid-19 da unidade hospitalar.
CENTRO DE TRIAGEM
Érika Diogo de Paula, 34 anos, enfermeira há 10 anos e profissional do Centro de Triagem da Covid-19. Em Mato Grosso, trabalhou em Barra do Bugres e Cuiabá.
HOSPITAL METROPOLITANO
Luiza Batista de Almeida Silva, 43 anos, técnica de enfermagem e acadêmica de enfermagem, profissional do Hospital Metropolitano desde junho de 2019. Atualmente, trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital Metropolitano.
Angélica Galvan, 58 anos, técnica de enfermagem que atua no Hospital Metropolitano desde agosto de 2011, com experiência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quase 10 anos de serviço prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Helena Maria Aparecida Silva, 63 anos, Técnica de Enfermagem que atua desde 2017 no Hospital Metropolitano, atuando nos Blocos de Internação.
ADAUTO BOTELHO
Rosangela Ushizima, 53 anos, servidora do Estado há 15 anos e atualmente atua na Unidade 1 do Adauto Botelho. Foi diagnosticada com Covid-19 em 2020 e ficou internada por 14 dias – sendo quatro deles em UTI.
CRIE
Carla Marques Rondon Campos, 53 anos, médica pediatra com especialização em Neonatologia, 24 anos de serviço prestado ao Estado e servidora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especial.