Polícia

Suspeito de golpe milionário contra grupo empresarial de MT é preso em Barra do Garças

Um funcionário de 28 anos, também foi preso em flagrante na sede da empresa em Cuiabá.

Da redação | Rede da Notícia 

Um empresário de 29 anos, atuante no ramo de transportes foi preso em Barra do Garças nesta quinta-feira (13), durante desdobramento de uma operação da Polícia Civil, que apura um golpe milionário contra o grupo empresarial Bom Futuro. Um funcionário de 28 anos, também foi preso em flagrante na sede da empresa em Cuiabá.

As investigações apontam que as fraudes realizadas por meio de pagamento e notas fiscais fraudulentas, podem ter causado prejuízo, de até R$ 10 milhões em três anos.

As prisões ocorreram durante investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, após o grupo agrícola identificar irregularidades em pagamentos e emissões de documentos que indicavam a existência de fretes que jamais foram realizados.

Segundo a Polícia Civil, o funcionário preso, utilizava seu cargo no setor de transportes da empresa para gerar e aprovar ordens de pagamento relacionadas a fretes falsos. Os valores eram lançados em nome de uma empresa de transportes pertencente ao empresário, preso em Barra do Garças.

Para executar o esquema, o funcionário simulava serviços supostamente prestados pela transportadora, embora todos os trabalhos fossem realizados por caminhões próprios do grupo empresarial, gerando fretes que nunca existiram.

O crime veio à tona após o setor financeiro da empresa identificar, nesta semana, a emissão de novos CT-es (Conhecimentos de Transporte Eletrônico) fraudulentos, além da liberação manual de pagamentos irregulares que somavam mais de R$ 295 mil.

Diante da gravidade, investigadores foram até a sede da empresa, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, onde prenderam o funcionário. Com ele foram encontrados agendas, documentos e dispositivos eletrônicos ligados às fraudes.

Na residência dele, os policiais apreenderam um Volvo XC90, adquirido recentemente com recursos de origem não comprovada.

Após essa etapa, a Delegacia de Estelionato acionou equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças, que localizaram o empresário em sua casa, na região central do município.

Os dois suspeitos foram encaminhados às respectivas unidades da Polícia Civil, onde permanecem à disposição da Justiça.

A investigação segue em andamento, e outros envolvidos podem ser identificados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo