Show do Guns deve movimentar até R$ 400 mi em Cuiabá: “Evento histórico”
Empresário ainda cita 2 mil empregos diretos criados em razão do evento e chance de renda extra com aluguéis de curta temporada.

João Aguiar | RDNews
Um dos eventos mais aguardados do ano, o show do Guns N’ Roses deve movimentar cerca de R$ 400 milhões – de forma direta e indireta – na economia de Cuiabá. A projeção é feita pelo empresário e produtor do evento, Elson Ramos, responsável pela Ditado Produções, que vê os setores de hotelaria e serviços, tais quais restaurantes, bares e lojas de roupas, como os mais beneficiados: “É um evento histórico”.
A apresentação da banda de rock norte-americana está marcada para o dia 31 de outubro, na Arena Pantanal. Em entrevista ao , Elson afirma que a quantidade de pessoas em Cuiabá para assistir ao show vai surpreender todo mundo. Segundo o empresário, 40 mil ingressos já foram vendidos para o evento, sendo 20 mil só para pessoas de fora da Capital.
“Imagina 20 mil pessoas vindo pra cá numa quinta-feira e indo embora num domingo, num feriado [2 de novembro]. Vai ser gasto com hotel, comida, bebida, o cara já vai em uma loja de roupa. É muita gente rodando aqui”, afirma.
Apenas a confirmação do show na Capital mato-grossense foi o suficiente para agitar o setor hoteleiro. A projeção é de um crescimento entre 30% e 50% na ocupação hoteleira durante o evento, em comparação com um final de semana comum, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT).
Atualmente, a região metropolitana conta com 14,7 mil leitos, sendo 11,8 mil em Cuiabá e 2,9 mil em Várzea Grande, conforme dados da Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do primeiro trimestre de 2025. O número, aponta a associação, é suficiente para absorver a demanda.
A apresentação histórica também deve gerar grande movimento no ramo imobiliário, uma vez que quem vem de fora pode, muitas vezes, procurar experiências para além da hotelaria, fomentando assim o setor de aluguel de imóveis de curta temporada. Segundo Elson, o evento pode ser visto como uma oportunidade para quem quer ganhar um “extra” alugando sua casa por alguns dias.
“Então essa é uma grande oportunidade para quem tem apartamento, tem casa na Chapada, casa no Manso, casa no Pantanal, aproveitar para colocar no Airbnb e para alocação de outros aplicativos, que realmente vai ter essa demanda”, acrescenta.
Além disso, o produtor ressalta o número de empregos que serão criados por conta do show. Elson afirma que, diretamente, são duas mil vagas criadas.
“Só eu, no evento, [criei] mais de dois mil empregos diretos. Isso envolve segurança, produção limpeza, bar, camarim, decoração, som, iluminação, montagem, desmontagem. Ainda entra o cara da ambulância. É tudo”, afirma.