Outras

Sem vagas em UTIs, pacientes de Barra do Garças são transferidos para outras cidades

Secretário de Saúde, Adilson Tavares, confirmou o aumento de casos no município.

Fernanda Moraes/Semana7

O secretário de Saúde de Barra do Garças, Adilson Tavares, confirmou na manhã desta sexta-feira (21), ao Semana7, que o município não tem mais vagas nos leitos públicos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo ele, a prefeitura está transferindo pacientes com urgência para cidades vizinhas. Desses, um já foi encaminhado para a cidade de Primavera do Leste e outro aguarda a remoção.

Em entrevista à Radio Aruanã, o secretário afirmou que os números voltaram a subir, com suspeita de uma nova variante do vírus. Em apenas 24 horas, o município registrou 51 novos casos e um óbito em decorrência da doença.

Na manhã de ontem (20), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, admitiu que Mato Grosso já estava vivendo a “terceira onda” da Covid-19. Ressaltou ainda que o reflexo no sistema de saúde do Estado iria começar a aparecer nos próximos dias.

“O aumento está muito relacionado ao comportamento da população. Nós tivemos uma série de episódios, principalmente, o Dia das Mães, a flexibilização praticamente total nos municípios das atividades que estavam tendo uma certa restrição e isso aumenta a circulação do vírus e de suas variantes”, explicou Gilberto.

Em Barra do Garças, o secretário Adilson ressaltou que a vacinação está avançando com relação as comorbidades e a imunização com a CoronaVac está sendo finalizada. No entanto, os números de casos ativos não param de subir.

Dados do município

O município está agora com 232 óbitos, sendo 28 de indígenas e 202 não-indígenas. Até esta quinta (21), a cidade registrava 6.622 casos dos quais 6.069 já recuperados. A taxa de recuperação permanece em 91,65%. Monitorados em isolamento são 288. Casos ativos 321. O número de internados também aumentou para 33 pacientes.

Quatro barra-garcenses continuam internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Milton Morbeck e outros seis internados nas UTIs particulares. Já 26 pacientes estão internados em enfermarias.

Em relação aos pacientes de municípios vizinhos, quatro estão internados em UTIs públicas de Barra do Garças e cinco em leitos particulares. Há ainda 17 pacientes em enfermarias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo