Outras

Secretário Adjunto da Seciteci encerra giro pela região com entrega de certificados e visitas técnicas em obras

Governo do Estado investiu mais de R$ 9 milhões de reais nas escolas técnicas de Cuiabá, Cáceres, Água Boa e Primavera do Leste.

Da redação/Rede da Notícia

O secretário Adjunto de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Stéphano Benevides do Carmo, encerrou nesta terça-feira (15), o giro pelos municípios do Médio e Norte Araguaia e Sul do Estado para a entrega de certificados de cursos profissionalizantes e visitas nas obras do Governo e desenvolvimento de parcerias com prefeituras.

Foram mais de 10 dias percorrendo os municípios de Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Confresa, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Novo São Joaquim, General Carneiro e Primavera do Leste, e Santa Terezinha. A agenda foi dividida em dois momentos reunião com os prefeitos, vereadores e secretários municipais e atos de entregas de certificados aos alunos que concluíram os cursos técnicos ofertados pela Escola Técnica de Barra do Garças.

“Foi uma visita extremamente positiva aos municípios que estavam previstos, onde reunimos com os prefeitos, vereadores equipes de educação para elaborarmos parcerias com os municípios com objetivo de levarmos cursos de formação inicial continuada (FIC) de até 160 horas cursos rápidos com duração de até 3 meses, as demandas dos municípios são para cursos FIC nas áreas de construção civil: pedreiros, eletricistas, ceramistas e pintor.  Na área agronegócio cursos FIC de manutenção de máquinas agrícolas, cursos de piloto de drone e áreas afins.

O secretário ressaltou que a demanda para cursos técnicos dos municípios foram: técnico em enfermagem, técnico em agronegócio, técnico em agricultura, técnico em agropecuária e outros.

“Existe um apelo muito grande na região para esses cursos de formação técnica que demanda planejamento para ser executado a partir de 2022 e cursos rápido, cursos FIC já para o segundo semestre de 2021. Iniciarmos as tratativas com os municípios no sentido de elaborarmos um termo de cooperação com os municípios específico para atendermos essas demandas”, destacou Stéphano.

O secretário se reuniu também com o prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho para discutir as demandas do município.  “Além dos cursos, discutimos a necessidade de trazermos cursos técnicos que visam formar profissionais para lidar com o modal ferroviário, considerando que os trilhos da ferrovia FICO vai passar no município”, disse.

Durante as visitas aos municípios, Stéphano Carmo aproveitou para visitar as obras das Escolas Técnicas de Água Boa e Primavera do Leste, duas cidades polos que vão receber escolas com mais 5.500 metros quadrados, de área construída com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, ginásio de esportes, refeitório, auditório para 150 pessoas e teatro de arena, escolas estas voltadas para a qualificação da mão de obra  para o mercado de trabalho, serão centros de Excelências de ensino profissionalizantes.

“Governo do Estado investiu mais de R$ 9 milhões de reais nas escolas técnicas de Cuiabá, Cáceres, Água Boa e Primavera do Leste, recursos para finalizar as escolas em que estavam paradas e essas escolas irão atender as regiões Sul, Leste, Oeste e a Capital, obras essas que estão avançando com a possibilidade de serem entregas ainda este ano.

Stéphano informou ainda que secretário Nilton Borgato está em tratativas junto ao governo do estado para a retomadas das obras das escolas técnicas nas cidades de Matupá, Juara, Campo Verde e Sorriso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo