Seciteci ofertará 60 vagas para reeducandos em cursos profissionalizantes no Araguaia
Água Boa, Barra do Garças e Vila Rica receberão os cursos através do programa “Reconstruindo Sonhos”.

João Pedro Donadel | Semana7
São esperados para os meses de fevereiro e março o início dos cursos para os reeducandos de costura em máquina reta e overloque, refrigeração e manutenção de ar condicionado e pedreiro para a construção civil nas unidades prisionais de três cidades do Araguaia, com 60 vagas no geral.
Água Boa, Barra do Garças e Vila Rica serão contempladas com o programa “Reconstruindo Sonhos”, resultado de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Stephano Benevides do Carmo, as 60 vagas serão distribuídas em 15 para o curso de costura em máquina reta e overloque em Água Boa, 15 para refrigeração e manutenção de Ar Condicionado também em Água Boa, 15 para costura em máquina reta e overloque em Barra do Garças e 15 para pedreiro na construção civil em Vila Rica. Todos os cursos serão realizados dentro das próprias unidades prisionais das cidades.
“A Seciteci entra com a qualificação profissional dos reeducandos e o Ministério Público e Tribunal de Justiça entra com o conceito ético do processo de ressocialização do indivíduo”, explicou Stephano.
Os cursos ofertados fazem parte da categoria de Formação Inicial Continuada (FIC), com carga horária variada entre 120 a 240 horas. O secretário também esclareceu que os reeducandos que terão acesso às vagas são aqueles que estão em seu processo final de pena, de nove a seis meses finais, próximos ao retorno para a sociedade.
Stephano esteve na primeira semana de dezembro visitando a Cadeia Pública de Barra do Garças e também a Penitenciária de Água Boa, onde se reuniu com os diretores de ambas as unidades para conhecer as dependências e também alinhas alguns pontos.
O início dos cursos nas unidades do Araguaia é esperado para meados de fevereiro, até no máximo março de 2022. Em Jaciara, nesta quinta-feira (9), foi dado o pontapé no curso de Jardinagem oferecido aos reeducandos do município.
Reconstruindo Sonhos
Em todo Mato Grosso serão 33 unidades prisionais contempladas, com 660 alunos no total. O programa “Reconstruindo Sonhos” foi lançado no final de novembro, no Centro de Ressocialização de Cuiabá.
Ele visa o fortalecimento da ressocialização dos reeducandos, contribuindo para a ampliação da compreensão do sentido da vida e promovendo a reinserção social, por meio da qualificação e capacitação profissional e habilitando o reeducando para o mercado de trabalho. O projeto veio para suprir essa necessidade psicossocial importantíssima para trabalharmos o mundo do trabalho e o emocional necessário para sua inserção na sociedade.