Cidades

“Sala de Crise” das forças de segurança vai monitorar manifestações em MT

MPF alerta para importância de adoção de medidas enérgicas na apuração de ilegalidades em manifestações em MT.

Da redação | RDNews 

Mato Grosso tem, desde sábado (5), uma Sala de Crise para monitorar as manifestações e possíveis novos bloqueios por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (pL). A Sala de Crise é formada representantes dos diversos segmentos de segurança pública do Estado, que vem monitorando em tempo real a situação.

A formação da Sala de Crise foi definida em reunião emergencial, no sábado, de representantes do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT), Francisco Élcio Lima Lucena, o representante do MP Estadual (MPMT), promotor Marcelo Caetano Vacchiano, e a chefia da Polícia Federal em exercício, DPF Antônio Carlos Beabrun Junior, entre outras autoridades públicas dessas instituições, para discutir as medidas que vêm sendo tomadas quanto às obstruções de rodovias federais em todo o estado de Mato Grosso por conta das manifestações populares após o resultado das eleições presidenciais.

O MPF alertou para a importância da adoção de medidas enérgicas quanto à apuração de ilegalidades que venham a ocorrer durante as manifestações, assim como à necessidade de imediato encaminhamento ao MPF e à PF em Mato Grosso das informações levantadas relativas às obstruções de vias públicas e manifestações populares, que vêm ocorrendo recentemente, para que se tomem as medidas cabíveis.

As autoridades presentes na reunião discutiram a necessidade de serem adotadas providências para que as manifestações não impeçam o direito de ir e vir dos demais cidadãos mato-grossenses, que necessitam das vias liberadas.

Durante a reunião, demonstrou-se preocupação com o fato da vinda de centenas de caminhões, oriundos do interior do estado de Mato Grosso, para as manifestações realizadas na capital, Cuiabá, e foram apresentadas informações do acompanhamento que está sendo realizado por parte dos órgãos quanto à situação. Isto porque há uma possível ameaça ao direito de ir e vir dos cidadãos e circulação de pessoas, bens e serviços essenciais, com o desrespeito, inclusive, às leis de trânsito, seja quanto ao trânsito de veículos superdimensionados sem Autorização Especial de Trânsito, excesso de peso dos veículos, assim como a ocorrência de comboios.

Desse modo, mencionou-se a importância do acompanhamento de perto por todos os órgãos e instituições envolvidos, não apenas para prevenir e reprimir a existência de crimes, assim como infrações de trânsito. (Com assessoria)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo