O calendário escolar e o feedback dos coordenadores sobre as atividades pedagógicas que estão sendo oferecidas pela rede municipal de ensino durante a pandemia foram os temas principais discutidos na reunião coordenadores de área da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia. Conduzido pela coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, o encontro que aconteceu na última semana, na terça-feira (29), na Secretaria de Educação, e também serviu como retrospectiva das ações realizadas durante o ano.
Inicialmente, foram apontadas as angústias do profissional em relação aos tempos difíceis trazidos pela pandemia da Coronavírus e, também, sobre os desafios de oferecer o melhor dentro da possibilidade do aluno de uma rede pública de ensino, onde grande parte vive a mercê de adversidades. Para reforçar o alto desempenho profissional obtido até o momento, Daiana frisou que o comprometimento deve continuar até o “apagar das luzes”, no último dia letivo. A coordenadora também elogiou a equipe por ter o olhar humano e conseguir trabalhar de acordo com a realidade apresentada.
Os dois tópicos mais discutidos durante a reunião foram a reorganização do calendário escolar e o feedback recebido pelos coordenadores sobre as atividades que estão sendo oferecidas pela Educação aldeense. Sobre o calendário, foram apontados dois cenários: a retomada das aulas no primeiro semestre de 2021 e a possibilidade de voltar apenas no segundo semestre. Ambos devem ser planejados para que ações como avaliações diagnósticas e ressocialização do aluno sejam realizadas para minimizar em todos os impactos da pandemia.
Sobre o feedback, foi comentada a necessidade de uma atenção especial à família do aluno da Educação Infantil, pois pode haver uma sobrecarga sobre esse público, tendo em vista a aplicação das atividades em casa. Foi levado em consideração que o segmento não precisa comprovar carga horária de 800 horas como os demais, então, as atividades referentes aos sábados letivos serão opcionais e estarão disponíveis na plataforma de ensino. Os coordenadores decidiram que seria melhor documentar sobre aquilo que pode ser ofertado e também sobre o que não poderá, tudo sempre levando em conta o caráter social do aluno e sua realidade.
A coordenadora de língua portuguesa do 2º segmento, Cristina Braga, acredita que a reunião foi necessária, pois não acredita em sucesso sem planejamento e destacou a participação do secretário de Educação. “Planejar, criar estratégias, viabilizar possíveis soluções… tudo isso faz parte de um projeto de sucesso. Isso fica melhor quando contamos com a participação de várias pessoas, porque são múltiplos olhares em direção a um mesmo objetivo. O secretário de Educação ter participado da reunião durante todo o tempo, realmente prova que a equipe está tentando alcançar os melhores resultados e estruturar da melhor maneira possível um projeto em um momento muito adverso como estamos vivendo”, finalizou.
Ao final, o secretário de Educação falou brevemente sobre o reajuste de 12,84% dos servidores e do 13º salário que já estão sendo acordados. O secretário finalizou sua fala agradecendo a equipe e declarando sua felicidade em participar de uma gestão que a competência está servindo de exemplo para outros municípios.