Cidades

Prudência, pede secretário de Saúde para festas de Ano Novo e Carnaval em MT

Gilberto Figueiredo diz que gestores precisam de ter cautela no momento que variante avança no mundo.

Ana Flávia Corrêa e Jacques Gosch | RDNews

Secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo pediu para que festas de Ano Novo e Carnaval sejam realizadas com prudência pelos municípios de Mato Grosso. Ele concedeu entrevista coletiva nesta terça (14).

“Que façam, mantendo as recomendações sanitárias, mantendo de certa forma o nível de distanciamento, utilizando máscaras e higienizando as mãos. Comemorar o Réveillon e o Carnaval necessariamente significa colocar uma multidão no evento”, disse.

Fala vem em um momento em que a variante Ômicron da covid-19 se espalha pelo país e preocupa especialistas e pesquisadores. Apesar disso, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), dados clínicos sobre a gravidade da doença continuam limitados.

“Você pode comemorar em casa o Réveillon, ele vai acontecer, é a passagem de um ano para o outro. O que estamos é sugerindo aos gestores que se evite os eventos que podem intensificar a transmissão do vírus. Ainda estamos numa pandemia, então tem que ter prudência”, complementou.

Recomendação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), por outro lado, é para que prefeitos cancelem as festividades tanto de Ano Novo quanto de Carnaval. Presidente Neurilan Fraga enviou comunicado a todos os gestores municipais.

“Estamos acompanhando o aumento de casos na Europa e na Ásia. E neste período de incerteza os gestores públicos têm que ser bastante cautelosos para adotar medidas que garantam a proteção da população”, pontuou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo