Outras

Projeto “Laços de Sangue” mobiliza doadores e destaca o papel da Biomedicina na transformação social

A campanha, idealizada por alunas da graduação, busca conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue.

A Biomedicina é uma profissão que une ciência, saúde e compromisso social — e foi com essa visão que nasceu a Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do curso de Biomedicina do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). A Liga deu início a um projeto que já começa a deixar marcas profundas na comunidade: o “Laços de Sangue”.

A campanha, idealizada por alunas da graduação, busca conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue. Por meio de mobilizações presenciais e digitais, o projeto reforça uma mensagem simples e poderosa: uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Sob orientação do coordenador do curso, Professor Mestre Jefferson Teixeira Oliveira, o projeto se consolidou como uma ação de extensão universitária que ultrapassa os muros acadêmicos. “A criação da Liga e iniciativas como o Laços de Sangue mostram como o nosso curso forma profissionais comprometidos não apenas com a ciência, mas também com a transformação social. Ver as alunas liderando um projeto tão bonito e necessário como esse é motivo de orgulho. A Biomedicina é, uma profissão de cuidado e amor à vida”, afirma o professor.

O projeto foi idealizado e executado por acadêmicas da Liga, entre elas Jacilene, Dorcas, Beatriz, Kathuny, Maria Victoria e Júlia, além de diversos outros alunos e apoiadores. Todos com um propósito em comum: fortalecer a cultura da doação de sangue em Barra do Garças e região e aumentar os estoques que estão baixos, conectando doadores a vidas que dependem desse gesto.

A ação tem apoio da UCT Barra do Garças, localizada na Av. Marechal Rondon, e busca ampliar o número de doadores regulares no município. “A doação de sangue ainda é cercada de mitos e receios. Nossa missão é mostrar que doar é seguro, rápido e salva vidas reais todos os dias”, explicam as organizadoras.

Mais do que uma atividade acadêmica, o Laços de Sangue é a materialização de uma educação voltada para a cidadania. É a prova viva de que a universidade, quando comprometida com sua função social, transforma não só seus alunos, mas toda a comunidade ao redor.

O UNIVAR reforça, por meio dessa e de tantas outras iniciativas, seu compromisso com a formação humana, ética e social de seus acadêmicos, reafirmando sua missão de ser uma instituição a serviço da vida.

Assessoria | Univar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo