Cidades

Projeto de Moacir Couto sobre energia elétrica é sancionado e se torna lei

Segundo levantamento, o índice de mortes provocado por descargas elétricas, é considerado alto em MT.

Da redação | RDNews 

O governador Mauro Mendes  (União Brasil) sancionou, na última sexta-feira (19), o projeto de Lei 13.047, de autoria do ex-deputado estadual Moacir Couto (PP), instituindo em Mato Grosso, a Semana de Conscientização dos Perigos e da Segurança com Eletricidade no Estado. A matéria havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa  de Mato Grosso (ALMT) em 2023.

De acordo com o Projeto transformado em Lei, o evento educativo será realizado, anualmente, na segunda semana do mês de fevereiro, em Mato Grosso. Durante esse período, serão realizadas atividades educacionais e lúdicas, nos órgãos estaduais e escolas públicas do Estado. O índice de óbitos por choques elétricos (incluindo raios), é considerado elevado.

“Nossa intenção ao apresentarmos esse projeto ao plenário do Parlamento Estadual, foi difundir conhecimentos e mostrar a necessidade de políticas públicas que possam orientar às pessoas sobre medidas preventivas, além de sensibilizar a comunidade escolar, os servidores públicos e à população sobre o respeito e cuidados ao manusear equipamentos elétricos”, destacou Moacir Couto.

O deputado agradeceu ao governador Mauro Mendes por reconhecer a importância do projeto e transformá-lo em Lei Estadual. Segundo Moacir Couto, como engenheiro elétrico de profissão, o governador reconhece que é preciso a realização de um trabalho de conscientização para o uso adequado da eletricidade nos lares, nas indústrias e nos órgãos públicos do Estado

Índice de mortes é considerado alto

Levantamento em bases oficiais do DataSUS aponta que, em 25 anos, choques elétricos e raios tiveram alta letalidade em Barra do Garças e municípios do entorno (Araguaiana, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim e Pontal do Araguaia). Em Barra do Garças, choques elétricos somaram 34 vítimas, com 25 mortes. No entorno, 45 vítimas e 32 mortes.

Em Mato Grosso, foram 1.806 vítimas e 1.005 mortes. Nos registros de raios, a situação é ainda mais crítica nos casos graves. Barra do Garças teve 2 vítimas e 2 mortes; o entorno registrou 12 vítimas e 11 mortes; no estado, 134 vítimas e 119 mortes.

Os números foram levantados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), entidade que trabalha, diariamente, na prevenção de acidentes em todo o pais. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo