Projeto de Extensão de odontologia promove educação em saúde bucal para crianças do ensino fundamental
Objetivo foi orientar as crianças com idade média de 9 anos, sobre a importância da higiene bucal e da prevenção da cárie.

Acadêmicos do 4º semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), realizaram uma ação educativa do Projeto de Extensão Interdisciplinar “Saúde Bucal em Ação” com alunos do 4º ano do ensino fundamental I da Escola Estadual José Ângelo dos Santos, em parceria com a escola CMEB Elizabeth Sanchez Lacerda.
A iniciativa foi conduzida pela docente responsável Me. Natalina Galdeano Abud Chaud e pelos acadêmicos Juliana Cardoso, Leandro Faria, Leonardo Benedeti e Tiago Sousa, e teve como principal objetivo orientar as crianças com idade média de 9 anos, sobre a importância da higiene bucal e da prevenção da cárie.
O projeto surgiu da percepção de que, apesar de muitas crianças já terem alguma noção sobre escovação, essa é uma fase essencial para consolidar hábitos preventivos de forma mais profunda e consciente. Por meio de explicações simples e práticas, os acadêmicos abordaram temas como formação da cárie, alimentação cariogênica e não cariogênica, escovação correta e uso adequado do fio dental.
A ação foi realizada de forma dinâmica e lúdica, com conversa interativa e demonstrações práticas, o que facilitou a compreensão e envolveu os alunos com entusiasmo.
“Realizar o projeto com as crianças foi uma experiência incrível. Fomos recebidos com muito carinho e entusiasmo, e elas participaram de forma ativa. Agradecemos a escola e a coordenação pelo acolhimento e por confiarem nesse projeto”, destacou a acadêmica Juliana.
Segundo a coordenadora da escola, Renata Vasconcelos, a atividade teve grande impacto: “o projeto ‘Saúde Bucal em Ação é maravilhoso e de grande importância para nossas crianças. Ele incentiva os alunos a aprenderem sobre cuidados com os dentes de forma divertida e participativa. Iniciativas como essa ajudam a formar hábitos que vão acompanhá-los por toda a vida”.
A ação contribui diretamente para o fortalecimento da prevenção e promoção da saúde, estimulando a autonomia das crianças e sua capacidade de levar esse aprendizado para casa e para sua comunidade. Além disso, proporciona aos acadêmicos uma vivência prática essencial para sua formação profissional, unindo teoria, responsabilidade social e impacto real.
Michele Faifer | Univar







