Prefeitura reativa Centro de Artesanato e fortalece o setor cultural em Pontal do Araguaia
Várias ações já foram desenvolvidas, entre elas a ativação do Conselho Municipal de Cultura.

Da redação | Rede da Notícia
A Prefeitura de Pontal do Araguaia está investindo no fortalecimento da cultura. Em 2022 o município reativou o Centro de Artesanato Deusilda Rosa dos Santos, onde funciona a biblioteca pública municipal José Medrado, aberta à população com atividades e projetos de incentivo à leitura e biblioteca itinerante, que leva conhecimento aos assentamentos do município.
Relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício de pensamentos, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual, além de contribuir com a capacidade de relacionamentos entre os cidadãos.
Reconhecendo o direito à cultura da população, o prefeito Adelcino Lopo tem contabilizado diversos esforços e investimentos no setor.
A parceria cultura e educação tem oferecido aos alunos da rede municipal de ensino, projetos voltados à dança, música, teatro, contação de histórias e esportes. São atividades desenvolvidas no contraturno escolar, que objetivam garantir o desenvolvimento integral dos alunos, de forma intelectual, física, emocional, social e cultural.
No mês de agosto, o município idealizou o projeto folclore, que envolveu os alunos da Escola Municipal Isaías Pereira dos Santos. “Ensinar a diversidade cultural para as crianças é fundamental para a formação de adultos tolerantes, empáticos e respeitosos”, disse a secretária de Educação e Cultura, Wandeir Silverina da Silva.
A secretaria também realizou no primeiro semestre do ano, o cadastramento de artesãos e artistas que atuam no município, de modo a assegurar a ativa participação dos talentos locais em encontros culturais, promoveu a exposição de artesanatos e cursos e trabalhou a criação do Conselho de Cultura.
Para o fechamento do segundo semestre de 2022, além da ativação do Conselho Municipal, a gestão trabalha a ampliação e melhoria das aulas oferecidas às crianças, prevê a aquisição de instrumentos musicais, planejamento para datas comemorativas, além de dois projetos de oficinas já protocolados.
“Temos uma equipe comprometida em cuidar da herança social da nossa terra, e como gestor, não mediremos esforços para valorizar nossas raízes e tradições, que alicerçam a construção da identidade do nosso povo”, afirmou o prefeito Adelcino Lopo.