Prefeitura inicia cirurgias bariátricas em Barra do Garças, nesta sexta-feira (8)
Mutirão será realizado em etapas, com a expectativa de atender 100 pacientes que aguardam pela cirurgia.

Da Secom | BG
A Prefeitura de Barra do Garças vai realizar, nesta sexta-feira (8), a primeira etapa do mutirão de cirurgias bariátricas da história do município. Os procedimentos são realizados por meio do Programa Fila Zero, do Governo de Mato Grosso, a partir de recurso viabilizado pela primeira-dama Virgínia Mendes.
O mutirão de bariátricas vai atender pacientes que já aguardam pela cirurgia. Todos os procedimentos, incluindo consultas, exames pré-operatórios e a cirurgia, são realizados em Barra do Garças, evitando a necessidade de que o paciente se desloque até uma capital para ser atendido.
O mutirão será realizado em etapas e a expectativa é de atender cerca de 100 pessoas que já possuem indicação para a cirurgia e que aguardam na fila de espera.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Barra do Garças, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Garças Araguaia e o Governo de Mato Grosso, que, por meio do Programa Fila Zero, busca garantir a redução da fila de espera por cirurgias eletivas na rede pública.
A primeira-dama Virgínia Mendes viabilizou R$ 18,8 milhões para a realização das cirurgias aos pacientes dos nove municípios que compõem o consórcio. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa Max Russi também foi o articulador político para que os procedimentos fossem oferecidos o quanto antes a quem aguarda.
Em Barra do Garças, os esforços da Prefeitura junto ao Fila Zero já garantiram a realização de milhares de cirurgias eletivas no município, entre procedimentos de catarata, pterígio e, mais recente, de joelho.